Chevrolet Enjoy, futuro anti-EcoSport, surge em 1º flagrante nacional
O SUV compacto da Chevrolet, que deve se chamar Enjoy, já começa a ser testado -- ainda bem discretamente -- em vias públicas do Brasil. Um protótipo, fortemente camuflado, foi avistado e fotografado em Serra Negra, interior de São Paulo, pelo autoentusiasta Júnior Almeida, que responde pelo blog Esporte Automotor.
Como é frequente com descobertas importantes, a de Almeida aconteceu meio por acaso. Depois de uma caça malsucedida às novidades da Honda (Civic, Fit e City, todos flagrados para UOL Carros por outros internautas), ele acabou topando com o Enjoy camuflado nas ruas da famosa cidade-estância -- na ocasião, Almeida ia "visitar" seu Fusca 1968, que passava por uma reforma numa oficina local.
As fotos do Enjoy, também reproduzidas na Car and Driver (que publica uma competente projeção do modelo, anterior aos flagrantes), revelam o indubitável parentesco do SUV com o Captiva, mas também -- segundo Almeida -- o alinhamento com a nova gama de pequeno e médio portes da Chevrolet, nomeadamente o Sonic (o Enjoy deverá medir cerca de 4,3 metros).
A semelhança principal pode estar sob o capô: o novo SUV deve oferecer no Brasil um propulsor 1.6 igual ao que virá no Sonic e ainda o 1.8 Ecotec (igual ao do Cruze), ambos bicombustíveis. "O que me deixou surpreso foi o ronco do motor", narra Almeida. Para ele, o protótipo que fotografou em Serra Negra era 1,8 litro.
O Chevrolet Enjoy dispensa o estepe na porta traseira, assinatura de estilo do EcoSport
Nos Estados Unidos, o Buick Encore, espelho americano do emergente Enjoy, é animado por um motor 1.4 turbo; já o Sonic tem opções 1.4 turbo e aspirado, além do 1.8. No Brasil, com o hatch situado acima do Agile e abaixo do Cruze, e o sedã acima do futuro Ônix e embolado com o Cobalt (mais luxuoso, mas menor), o Sonic precisava de um motor explicitamente maior. Daí o 1.6, que lhe dá a vantagem psicológica de 0,2 litro.
CONCORRENTES
Em nosso mercado, o Enjoy terá a obrigação de partir para cima do novo Ford EcoSport e ainda se ocupar do Renault Duster, os principais jipinhos urbanos do mercado brasileiro. As fotos de Júnior Almeida deixam claro que não haverá estepe na porta traseira (o novo Eco terá; o Duster não quis). "A Ford que se cuide, pois o Enjoy será, para meu gosto, muito mais robusto que seu concorrente baiano", frisa ele.
E quanto vai custar? O Sonic LTZ, completo, chegará por R$ 60 mil (atenção: o lançamento oficial é no final deste mês). Por ele se pode ter uma ideia de quanto valerá uma versão intermediária do Enjoy; a mais barata deve ficar muito perto de R$ 50 mil, e a mais cara, próximo dos R$ 70 mil.
A assessoria da General Motors não se pronuncia a respeito de flagrantes. Se não fala nem mesmo sobre a minivan Spin, já fotografada dezenas de vezes, que dirá do Enjoy. O jeito é aguardar -- talvez até outubro, no Salão de São Paulo.
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
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