Topo

Novo Ford EcoSport, agora de verdade, é mostrado ao mundo

Ford EcoSport na China: carro de produção é muito parecido com os protótipos já exibidos - AP
Ford EcoSport na China: carro de produção é muito parecido com os protótipos já exibidos Imagem: AP

Murilo Góes<br>Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Camaçari (BA) e Pequim (China)

23/04/2012 10h13Atualizada em 23/04/2012 15h16

A Ford mostra nesta segunda-feira (23), em Pequim (China) e Camaçari (Bahia), a nova geração do Ford EcoSport. O jipinho deve chegar ao Brasil até o final de julho. De acordo com o site Interpress Motor, os preços vão partir de R$ 55 mil.

O carro, exibido apenas na futura versão topo de gama Titanium, apresenta linhas muito semelhantes às dos protótipos exibidos em janeiro no Brasil e também na Índia -- outro mercado emergente que está na mira do novo EcoSport.

  • AP

    Direto da China: grade hexagonal é nova identidade global da Ford; New Fiesta ficará assim

O modelo é baseado na nova plataforma global compacta da Ford, usada no New Fiesta. No Brasil, o jipinho deve trazer sob o capô o motor Sigma 1.6, fabricado no país, além de um 2.0 para as versões mais caras. O carro mostrado na China tem bloco EcoBoost 1.0, dotado de sobrealimentação -- este não será disponibilizado no Brasil.

Entre outros equipamentos, o novo EcoSport tem -- ao menos na versão Titanium -- rodas de liga aro 16, partida sem chave, direção elétrica, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, airbag duplo, freios com ABS (antitravamento), controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em aclives. O sistema de interatividade SYNC é outro destaque. O estepe continua fixado na porta traseira, cuja abertura se dá por uma maçaneta engenhosamente "camuflada" junto à luz de ré.

O carro para nosso mercado sairá da linha de montagem de Camaçari, mas o modelo será fabricado também na China e na Índia, e vendido em cerca de 100 países. No entanto, seu desenvolvimento foi feito principalmente em terras verde-amarelas.

"O nosso time do Brasil usou seus anos de experiência, trabalhando em conjunto com nossos centros de desenvolvimento do produto de todo o mundo, para tornar ainda mais fortes todos os aspectos do EcoSport de nova geração. Ele é um exemplo da nossa capacidade técnica e de inovação", disse Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, de acordo com nota distribuída nesta segunda pela assessoria da fabricante.

  • Divulgação

    Interior do novo EcoSport na versão top, a Titanium: no padrão da nova gama Ford

No domingo (22), a Ford liberou a primeira imagem oficial do interior do novo EcoSport. Sem surpresas: parece um New Fiesta. No mesmo dia, a fabricante promoveu um megashow em Salvador, comandado pelo cantor Carlinhos Brown, no qual o jipinho foi exibido (mas de longe). Nesta segunda, exibiu uma unidade do carro durante uma visita de jornalistas à fábrica em Camaçari -- mas, apesar de liberar o EcoSport para ser abordado e fotografado, proibiu o acesso ao motor.

NEGÓCIO DA CHINA?
O EcoSport tem enorme importância para o Brasil, onde a Ford luta para não perder ao menos a quarta colocação em vendas (hoje é acossada pela Renault), mas na China, onde o jipinho foi exibido no Salão de Pequim, a recepção foi fria -- quase gélida.

No estande da Ford no evento, os SUVs maiores, como o novo Escape ou o mesmo o Explorer, interessavam mais ao visitantes. Mas a sensação foi mesmo o médio Focus, que na China já exibe os traços da terceira geração e, tanto na versão sedã quanto na recém-anunciada ST (hatch esportivo, com agressiva grade pseudo-hexagonal), provocou reações de aprovação entre os chineses.

Viagens a convite da Ford do Brasil e da JAC Motors