Topo

Hyundai Accent já está entre nós; resta saber o porquê

Hyundai Accent é fotografado em Brasília; sedã compacto tinha apenas uma placa publicitária - Vinícius Ferreira/UOL
Hyundai Accent é fotografado em Brasília; sedã compacto tinha apenas uma placa publicitária Imagem: Vinícius Ferreira/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/04/2012 14h23

O Accent é um daqueles carros que não deram muito certo nos primórdios das montadoras coreanas no Brasil, na última década do século passado. O sedã compacto da Hyundai é mais lembrado pelas cores esquisitonas de algumas unidades do que por seus supostos méritos como produto. Na mesma vala comum do esquecimento estão enterradas coisas como Daewoo Lanos, Kia Sephia...

Só que não. A nova fase da Hyundai no Brasil, que segue a onda global de sua afirmação como fabricante de automóveis agressiva no marketing e evoluída na qualidade, pode não ser coroada nos próximos meses apenas com o lançamento do hatch compacto por ora chamado de HB, que será fabricado no Brasil na planta de Piracicaba (SP). O Accent de quarta geração, transformado em algo decente pela escola de design da "escultura fluida", pode estar com o passaporte carimbado para voltar ao país.

Uma unidade do sedã compacto (de 4,37 metros, tamanho certo para encarar rivais como Ford New Fiesta, Volkswagen Polo e Chevrolet Cobalt, entre outros) foi fotografada por Vinícius Ferreira, leitor de Brasília (DF), sem nenhum disfarce e aparentemente numa vaga de estacionamento normal. O carro não estava licenciado, mas -- de modo intrigante -- tinha na dianteira uma placa da própria Hyundai, com logotipo e slogan, como se em preparação para exposição num evento ou filmagem/sessão de fotos de publicidade.

No mês passado, o site Autos Segredos, de Marlos Ney Vidal, apontou que a Hyundai registrou o produto Accent no Brasil, abrindo caminho para o que seria, efetivamente, seu relançamento por aqui. Nesta segunda-feira (9), UOL Carros entrou em contato com a assessoria da Hyundai para obter informações sobre o carro fotografado, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

  • Vinícius Ferreira/UOL

    Vai um mini-Elantra aí? Accent ganhou formas bonitas para enfrentar rivais modernizados

O Accent, caso volte a ser vendido no Brasil, tem um lugarzinho à espera dele na gama da marca coreana. Não que ele sirva para fazer uma dobradinha hatch/sedã com o futuro HB (que medirá pouco menos de 4 metros), mas seu visual de mini-Elantra, aliado a um motor pequeno ou médio (lá fora, 1.6 a gasolina) e a recheio mais modesto (nos Estados Unidos o Accent é o carro mais barato das locadoras ), que no carro fotografado é denunciado por rodas de aço cobertas com calotas, poderiam colocá-lo no degrau de entrada da marca entre os três-volumes. É carro para a faixa entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Fabricado em Piracicaba, mais perto dos 40. Importado da Coréia, mais perto dos 50.

Vale lembrar que o Accent divide plataforma com o Kia Rio, o qual, pelo menos na variação hatchback, já foi flagrado em São Paulo -- e a Kia não negou sequer uma linha do que escrevemos sobre ele. Com a palavra, a Hyundai.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br