Topo

Atrasada, Ford se move e começa a alardear chegada da nova Ranger

Agora vai: não há data oficial, mas já podemos dizer que chegada da nova Ranger está próxima - Divulgação
Agora vai: não há data oficial, mas já podemos dizer que chegada da nova Ranger está próxima Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/03/2012 17h18Atualizada em 02/04/2012 10h31

O mundo a conheceu em outubro de 2010, quando foi apresentada na Austrália e lançada no Salão de Bancoc (esqueceu? Clique aqui). De lá para cá, a nova geração da picape média Ford Ranger virou "arroz de festa" em quase todo grande evento automotivo do planeta. No último ano, o utilitário esteve nos salões de Buenos Aires, Frankfurt (veja fotos da picape com volante "trocado" aqui), Detroit e até em uma feira agropecuária argentina, cenário para seu lançamento no país vizinho. E somente agora, e ainda assim sem cravar uma data, a Ford do Brasil indica que a chegada ao Brasil está próxima. Até que enfim.

O "arauto" da vinda da nova Ranger é um concurso cultural atrelado a um vídeo promocional, chamado "The Global Ranger Challenge" (Desafio Global da Ranger). Lançado nesta sexta-feira (30), promete premiar o vencedor com um exemplar da picape. Mas quando esta picape será entregue? Quando chega às lojas? Uma pista está na duração do próprio concurso, cujas inscrições se encerram no dia 24 de abril. Após esta etapa, cinco ideias de desafios à Ranger convertidas em filmetes serão submetidos à votação do público. Ao mesmo tempo, a picape poderá ser vista durante a exibição do reality show "The Ultimate Fighter Brasil", exibido pela rede Globo. Nos parece claro que estas peças farão parte da divulgação oficial do modelo, assim como a entrega do prêmio deve ocorrer bem próximo ao, senão no próprio, evento de lançamento.

Presente em Frankfurt e Detroit, UOL Carros ouviu mais de uma vez a ideia da Ford em lançar a nova Ranger no Brasil ainda em 2012, sem nunca receber uma data precisa. O mais próximo disso foi a citação feita por um executivo, informando que o primeiro trimestre era o período aceito como mais provável.

Com a indefinição, a Ford viu todo o segmento de picapes médias se modernizar. As rivais, mais ligadas no fluxo de mercado, promoveram alterações -- em maior ou menor grau -- em todos os seus produtos: a Chevrolet tem uma nova S10, a Toyota atualizou sua Hilux, e o mesmo fizeram Mitsubishi (L200), Nissan (com a Frontier 2013) e até a Volkswagen, que acaba de dotar sua Amarok de câmbio automático, antiga reivindicação dos compradores. Com isso, a picape "raça forte" se enfraqueceu. E vai ser um desafio e tanto retomar o passo.

COMO DEVE SER A NOVA RANGER
Com 5,35 metros de comprimento, 1,71 m de altura, na configuração cabine dupla, a nova Ranger já pode ser encomendada na vizinha Argentina, de onde será importada para o Brasil, pelo preço inicial de 120.200 pesos (pouco mais de R$ 50 mil) na versão com motor 2.3 a gasolina (148 cavalos e 22 kgfm de torque) e tração 4x2. O preço máximo da picape por lá é de 175.900 pesos (R$ 73,3 mil) para a top Cabine Dupla Super Duty com motor turbodiesel 3.0 (163 cv e 38,7 kgfm) e tração 4x4.

Estas configurações devem ser mantidas pela Ford do Brasil (ainda não há confirmação de uma versão com motor flex para o Brasil), que até aposentou a linha F-250 para abrir terreno para versões mais robustas da nova Ranger.