Chery anuncia recall do chinês S18, 40 dias após defeito surgir
Mais de 40 dias após o surgimento dos primeiros indícios de problema com os pedais do freio de seu compacto S18, a chinesa Chery anunciou, nesta sexta-feira (2), que iniciará a campanha de recall do modelo. A convocação será divulgada aos compradores a partir de segunda-feira, dia 5, com propagandas em revistas, jornais, rádio e televisão.
Os primeiros relatos sobre a falha no pedal de freio do compacto foram feitos em janeiro, por jornalistas especializados que testavam o carro pouco antes de sua chegada às lojas. Depois, no dia 20 de janeiro, a marca admitiu que, por equívoco do fornecedor, havia falhas na peça, que podia entortar se submetida a uma pisada mais forte, e afirmou que suspenderia as vendas do modelo.
Agora, a Chery anuncia estar realizando um "recall branco", feito apenas para se adequar às exigências da legislação brasileira, uma vez que (segundo a importadora), "todos os 52 proprietários que adquiriram o modelo desde o início de sua comercialização, em janeiro de 2012, foram contatados e já compareceram a uma das concessionárias da marca para inspeção dos veículos e troca do conjunto de mecanismo de acionamento dos pedais".
Neste período, de toda forma, todas as concessionárias da marca no país seguiram com o S18, que custa R$ 32 mil, em exibição. De acordo com a Fenabrave, um total de 118 unidades do modelo foram emplacadas desde sua chegada ao país -- é difícil, no entanto, definir se todos os carros licenciados chegaram à garagem do consumidor final.
Assim, os consumidores que tiverem dúvidas sobre a convocação ou sobre a segurança do pedal de freio de seu carro devem entrar em contato com a Chery e seus concessionários por meio do telefone 0800 77 243 79 ou pelo site www.cherybrasil.com.br.
Leia abaixo a íntegra do comunicado oficial da Chery:
A Chery Brasil comunica que a partir da próxima segunda-feira, 05 de março, inicia-se a circulação do comunicado do recall do modelo S18 nos meios de comunicação (mídias impressa, televisiva e radiofônica). O pedal do freio, se submetido à força ou pressão fora do usual, pode sofrer deslocamento para a esquerda, fato este que não compromete a função de frenagem do veículo.
Vale ressaltar que se trata de um recall “branco”, uma vez que todos os 52 proprietários que adquiriram o modelo desde o início de sua comercialização, em janeiro de 2012, foram contatados e já compareceram a uma das concessionárias da marca para inspeção dos veículos e troca do conjunto de mecanismo de acionamento dos pedais.
Através do comunicado, a Venko Motors, importadora dos veículos Chery no Brasil, atende à legislação brasileira e reforça a convocação para todos os proprietários e clientes, mesmo tendo sido constatado através de laudo pericial a total eficiência do sistema de freios, bem como o atendimento às normas técnicas aplicáveis. Confira abaixo o comunicado na íntegra:
COMUNICADO AOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS CHERY S-18
A Venko Motors, importadora dos veículos Chery no Brasil, ante as recentes notícias veiculadas sobre problemas com o pedal de freio do modelo Chery S-18, comunica a todos os proprietários e clientes que, mesmo constatado através de laudo pericial a total eficiência do sistema de freios, bem como o atendimento às normas técnicas aplicáveis, ainda que todos os veículos já tenham tido a referida peça substituída, por cautela e visando atender a legislação brasileira, convoca os proprietários dos veículos S-18 a comparecerem em uma das concessionárias da marca para inspeção do veículo e troca do conjunto de mecanismo dos pedais.
Local de agendamento e atendimento – Rede de Concessionárias Chery Componentes – conjunto de mecanismo dos pedais. Risco – deslocamento do pedal de freio quando aplicado esforço fora dos padrões normais de acionamento do freio de serviço.
Solução – Inspeção e troca do pedal de freio. Notificação – Para melhor informar os clientes, a Chery do Brasil está contatando todos os proprietários dos veículos envolvidos. Informações adicionais – 0800 77 243 79 ou pelo site www.cherybrasil.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.