Topo

Cerato hatch roda no Brasil, mas só para quem é da Kia

Cerato hatch é fotografado em estacionamento de Itu (SP), entre um Soul e um Sportage - André Galan/UOL
Cerato hatch é fotografado em estacionamento de Itu (SP), entre um Soul e um Sportage Imagem: André Galan/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/03/2012 14h10

O Kia Cerato hatch tem algumas unidades importadas e emplacadas rodando em São Paulo, mais exatamente no interior do Estado: Itu é a cidade-sede da Kia no Brasil, e foi nela que o internauta André Galan fotografou o carro, num estacionamento da própria marca sulcoreana, ao lado de um Sportage.

O flagrante é oportuno para esclarecer o que houve com esse carro, uma já antiga promessa de lançamento no Brasil que jamais se concretizou. O fato: o belo Cerato hatch, por mais competitivo que pudesse ser num segmento que precisa urgentemente se renovar (o dos hatches médios), não tem mais previsão de desembarque no país.

Segundo a assessoria da Kia, para que a matriz asiática enviasse lotes do Cerato hatch em quantidade suficiente para o varejo, o volume de importação do Cerato sedã, carro já bem estabelecido no Brasil, teria de ser diminuído. Demais disso, o preço do dois-volumes não poderia ser muito menor que o do três-volumes, que começa em R$ 53.400.

Em outras palavras, o hatch canibalizaria o sedã na quantidade de importação e também na faixa de preço. É risco demais. E uma perda para o consumidor.

Em tempo: o carro da foto é usado por funcionários da Kia. Por ora, só eles andam de Cerato hatch no Brasil.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br