Topo

Toyota Etios, criado para ser popular, já é figura comum em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

01/03/2012 13h02

Há algumas informações concretas e consagradas sobre o Toyota Etios: ele utilizará a fórmula "sedã compacto por fora e grande por dentro" e será montado no Brasil, na fábrica da marca em Sorocaba, interior de São Paulo. Não há data de lançamento confirmada, mas uma pista pode ser o fato de que a planta citada fica pronta na metade de 2012. Há sim, portanto, a chance do Etios estrear em solo brasileiro ainda este ano.

O carro terá a missão de encarar Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Renault Logan, tanto em conteúdo quanto em preço -- o que o tornaria o Toyota mais barato à venda no país, praticamente um popular da marca. E a versão sedã provavelmente será acompanhada por um hatch, chamado de Liva no exterior e que, se realmente vier ao Brasil, brigará com a turma encabeçada pelo Volkswagen Gol.

Enquanto a Toyota não libera mais informações sobre esse sedã com DNA indiano, unidades o Etios foram flagradas pelos nossos leitores. A "primeira vez" do Etios aqui na seção Segredos Automotivos de UOL Carros aconteceu em dezembro de 2011, obra do paulistano Gerson Bellini. Depois foi a vez de Rodrigo Duarte e Hugo Gouveia mandarem seus cliques.

Agora foi a vez de Daniel Carvalho, de São Paulo, e de Cláudio Eduardo Abdo, de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, flagrarem o Toyota. O Daniel avistou o carro na Marginal Tietê, uma das principais vias da capital paulista. Já o Cláudio flagrou o sedã na rodovia que liga Mogi das Cruzes à Rodovia Presidente Dutra.

Pelos números da placa dos carros, é possível afirmar que se tratam de unidades diferentes. Isso pode ser um sintoma de que o lançamento do Etios está se aproximando. Caso isso se confirme, a tendência para os próximos meses é a intensificação dos testes. Ou seja: mais Etios, com camuflagem branca do tipo "você finge que me engana e eu finjo que acredito" aparecerão em nossas ruas. 

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br.