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Audi Q3 chega em maio a R$ 140 mil para enfrentar o Evoque

O menor dos SUV da Audi nem liga muito para BMW X1 -- mira está sobre o baby Range Rover - Divulgação
O menor dos SUV da Audi nem liga muito para BMW X1 -- mira está sobre o baby Range Rover Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/01/2012 19h36

A Audi iniciou o trâmite para carimbar o passaporte do Q3, menor e mais novo membro de sua família de SUVs da Audi, com o visto de entrada para o Brasil. A apresentação do modelo à imprensa nacional já começou, assim como a distribuição de exemplares de demonstração nas principais revendas do país -- ao passar em uma loja, você verá apenas a versão mais cara, mas quem quiser um do mais barato pode fazer a reserva a partir de fevereiro, mês começa nesta quarta-feira (1º). A entrega, porém, só começa entre meados de abril e começo de maio, com preços que variam de R$ 140 mil a R$ 190 mil, conforme UOL Carros antecipou em julho de 2011.

A Audi diz ainda estar definindo quais pacotes farão parte do portfólio nacional do Q3, mas pudemos apurar junto a alguns concessionários que o Q3 vai deixar a briga com o BMW X1, seu principal adversário no exterior, um pouco de lado em nosso mercado. Preço, potência e nível de equipamentos estarão ajustados para encarar o Range Rover Evoque, o bebê da Land Rover. O irmão de plataforma, Volkswagen Tiguan (mais dele aqui), não é citado, mas também está no bolo. 
 
O catálogo do Q3 traz uma única motorização, o 2.0 TFSI (ou seja, com turbo e injeção direta de combustível, além do sistema Kers de recuperação de energia), mas com duas configurações, cujos preços (com alguma variação) devem ser:
 
- Audi Q3 2.0 TFSI de 170 hp (172 cavalos) e 28,5 kgfm: R$ 140 mil
- Audi Q3 2.0 TFSI de 211 hp (213 cavalos) e 30,6 kgfm: R$ 190 mil   
 
Nos dois casos, o IPI maior para modelos importados, vigente desde dezembro, já está incluso.
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    Apesar dos 4,39 m de comprimento, Q3 parece menor e se assemelha a um A1 com hormônios

PACOTE
Abaixo de Q5 e Q7 na hierarquia de SUVs com quatro argolas, o Q3 tem visual de A1 com esteroides e medida de utilitário compacto: são 4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura, e 1,60 m de altura. A cabine tem espaço para cinco ocupantes, mas a Audi não revela o entre-eixos. O porta-malas comporta 460 litros de bagagem -- ou 1.365 litros com o rebatimento dos bancos. Há ainda o espaço proporcionado pelo rack de teto, que chega como item de série. O peso varia de 1.510 kg (na versão mais básica) a 1.565 kg (no modelo de 213 cv). 
 
A chave para encarar o "Baby Range Rover", porém, precisa estar no pacote tecnológico, ponto forte do modelo inglês. Assim, as duas variantes do Q3 se reforçam com câmbio de dupla embreagem Stronic, de sete marchas, com opção de trocas manuais por meio das borboletas atrás do volante. O conjunto conta ainda com o modo Eficiência, que pode ser comparado (com as devidas restrições) à banguela: o sistema desengata as embreagens em velocidade de cruzeiro, mantendo o movimento do SUV por inércia e com consumo de combustível reduzido até que o acelerador seja acionado ou os sensores detectem a necessidade de uma retomada do propulsor.  
 
A Audi anuncia também a presença do controle eletrônico Drive Select, que altera o padrão de amortecimento, permissividade da direção, piloto-automático e até de vazão do ar-condicionado de acordo com o modo escolhido -- Conforto, Auto, Dinâmico ou Eficiência. Os concessionários, porém, acreditam que este item será opcional, assim como o teto solar panorâmico (para as duas fileiras de assentos), as duas zonas de refrigeração e o sistema Auto Park, que faz a manobra de estacionamento sem a intervenção do condutor. Desnecessário em boa parte do Brasil, o sistema de aquecimento dos bancos (presente no carro europeu) foi cortado definitivamente.
 
Como o brasileiro é fanático por roda, o Q3 de 172 cv trará de série aros de 17 polegadas de liga leve, com opção pelo modelo esportivo de 18 polegadas -- esta será item de série no Q3 de 213 cv. Os pneus para qualquer um dos kits são do tipo "verde", de baixa resistência ao rolamento, assim como ocorre com o Evoque. 
 
Faróis de xênon, LEDs para iluminação diurna e som premium da Bose com 14 alto-falantes de neodímio e, por questão de charme, iluminação indireta dos alto-falantes dianteiros completam a lista de mimos prometidos. A segurança fica a cargo da tração integral quattro, dos airbags frontais, laterais e de cabeça e do sistema de freios com ABS e controle de estabilidade.