Toyota NS4 é vitrine tecnológica para agregar paixão à marca
Quando se ouve o nome Toyota, a associação mais imediata nos remete ao best-seller Corolla, sedã de mecânica robusta, bom espaço interno e comportamento dinâmico neutro. Há diversas qualidades no médio, mas em nenhum momento ele poderá ser chamado de “emocionante” ou “passional”. Essa é uma característica comum dentro da linha da marca japonesa -- que faz carros bons, mas normais.
A imagem pacata da Toyota -- ao menos nos planos dos executivos da companhia -- já está ficando para trás. A empresa voltou seus esforços em duas frentes. A primeira, emocional, se reflete no esportivo GT-86, apresentado no Salão de Tóquio 2011 e que difere de toda a linha Toyota na aparência e no desempenho. A outra vertente é tecnológica e estreou no mesmo evento, na forma do “carro-smartphone” Toyota Fun-Vii. Agora, no Salão de Detroit, ela ganha um reforço: o sedã high-tech NS4.
O conceito, um híbrido recarregável na tomada (plug-in), promete o que há de mais moderno em sistemas de interface e segurança. A começar pela Interface Humano-Máquina (HMI, na sigla em inglês), uma tela sensível ao toque que comanda diversas funções do carro -- como ar-condicionado, sistema de som, gerenciamento da bateria e sistema de navegação. A operação visa a minimizar a distração do motorista, e o sistema é capaz de "aprender": ele memoriza as preferências dos usuários e sugere ações em determinadas situações.
Entre os itens de segurança destacam-se os faróis direcionais, o alerta de ponto cego e uma nova geração do sistema pré-colisão, que utiliza radares e câmeras para monitorar os arredores do veículo, prevenindo mudanças involuntárias de faixa e atropelamentos. Na iminência de um acidente, esse sistema atua nos freios e na direção, fazendo o carro desviar de obstáculos, veículos e pessoas.
ARROJO
Os vidros do NS4 Concept têm um tratamento especial para maximizar a aerodinâmica e o conforto a bordo. Eles recebem tratamento especial para evitar o acúmulo de água, além de um filtro contra raios ultra-violeta.
No quesito aparência, o NS4 tem linhas arrojadas, que sugerem um carro de alto desempenho. Os faróis têm um desenho afilado e as lanternas fazem as vezes de spoiler traseiro. A carroceria do sedã apresenta na porção traseira um caimento que lembra o de um cupê -- mas o protótipo apresentado nesta terça-feira (10) em Detroit possui quatro portas.
Nada foi dito sobre motorização ou a possível chegada do conceito à linha de produção. Mas, a julgar pelas últimas projeções da Toyota, os tempos de carros normais (e até sem graça) da fabricante podem estar acabando.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.