Topo

Novo Dodge Dart, possível futuro Fiat, é mostrado por inteiro

Dodge Dart 2013: se a Fiat quiser, já sabe onde colocar seu emblema na grade frontal... - Divulgação
Dodge Dart 2013: se a Fiat quiser, já sabe onde colocar seu emblema na grade frontal... Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/01/2012 14h42

Um dia antes da abertura do Salão de Detroit 2012 à imprensa -- UOL Carros viajou aos Estados Unidos e prepara cobertura especial --, surgem na web fotos e um vídeo que revelam como é o novo Dodge Dart.

Trata-se de um sedã médio que nada tem a ver com a "banheira" quadradona que ficou conhecida no Brasil nos anos 1970 e 1980. O Dart 2013 também guarda pouca semelhança com o carro que substitui, o Caliber (que, aliás, nem é um sedã). Lembra mais o antigo Neon, que veio antes do Caliber. Seu perfil ascendente, com traseira curta e volumosa, pode ser comparado a carros mais modernos, como Honda City e especialmente o Ford New Fiesta.

Os detalhes técnicos do novo Dart serão conhecidos a partir desta segunda-feira (9), mas já se sabe que um dos motores será o MultiAir 1.4 turbo, assinado pela Fiat -- nova dona da Chrysler e, consequentemente, da Dodge. A plataforma do novo sedã vem do Alfa Romeo Giulietta (a Alfa pertence à Fiat).

Especula-se que o modelo possa ser trazido ao Brasil, no que seria o segundo caso de "rebadging" da Fiat em nosso mercado -- o primeiro foi o Freemont, crossover baseado no Dodge Journey e lançado por aqui em 2011. A estratégia tem se repetido na Europa, onde houve o rebadging de modelos Chrysler, como o 200 e o 300, para o catálogo da Lancia (sim, outra marca da Fiat).

No caso do Dart, a proposta para o Brasil seria a de oferecer um novo sedã médio, mais evoluído que o Linea (que, afinal, tem DNA "emergente"), ao qual substituiria. Na dianteira do sedã ficou fácil colocar o emblema da Fiat no centro da cruz formada pelas barras da grade frontal. O divertido é imaginar o que a fabricante teria de fazer com as arrojadas lanternas da traseira do Dart, que lembram muito as do Charger e nada têm a ver com a escola de design da Fiat.