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Relembre os principais eventos automotivos do intenso ano de 2011

Da Redação

29/12/2011 07h00

O ano de 2011 está chegando ao fim. Ufa! Foi certamente um dos mais intensos da história da indústria automotiva do Brasil. Consequentemente, acabou sendo um dos mais intensos (e "longos", diga-se) da vida de cada jornalista de UOL Carros. Ao menos foi essa a sensação que tivemos. Em 2011 publicamos 90 avaliações de carros, todas de autoria própria. Este número inclui reportagens baseadas na convivência mais longa com os exemplares de teste (geralmente uma semana), ou então o resumo do que foi possível apreender do carro em seu evento de lançamento.

Para coroar este ano, preparamos um álbum especial reunindo todos os lançamentos automotivos de 2011 no Brasil, sempre oferecendo, além da foto, links para mais informações. 

Passaram pelas mãos de nossa equipe, fora dos eventos, 60 carros de 22 marcas. Além disso, cobrimos in loco os salões de Detroit, Genebra, Guadalajara, Frankfurt e Tóquio. Essas reportagens, mais alguns lançamentos que foram realizados no exterior, levaram nossa equipe a países de três continentes (somente aos Estados Unidos foram quatro viagens, mais as idas a México, Alemanha, Japão, Reino Unido, Suíça e Argentina). E dentro do Brasil visitamos diversas cidades em oito Estados.

Acompanhamos o crescimento do mercado, que chegou fácil à marca dos 3 milhões de carros novos e deve encerrar o ano com emplacamentos próximos a 3,7 milhões de unidades, sempre com uma mãozinha do governo. O salto nas vendas ocorreu em paralelo às notícias de consolidação de chinesas e coreanas, ao novo vexame dos carros nacionais em termos de segurança e ao rearranjo de segmentos importantes, como o de sedãs médios.

iCarros também relembra principais fatos do setor automotivo em 2011

Novidades foram vistas a todo instante e chegaram para atender a contas bancárias rarefeitas ou recheadas, satisfazer cabeças e corações ou serem solenemente deixados de lado. Modelos tracionais deram adeus, modas e modismos foram lançadas e preços variaram.  

O balanço é claro: mudanças sociais, como a ascensão da classe C, fortaleceram o desenvolvimento do setor, estabeleceram novos padrões que servirão de base para o avanço em 2012 e nos anos seguintes, mas também mostram que nossos carros têm de melhorar frente ao que se oferece no resto do mundo. 

Prova disso foi a briga entre fabricantes localizados no país e no Mercosul, reunidos pela Anfavea, contra os chamados importadores (ou importadores puros), marcas que não possuem fábricas no Brasil ou países vizinhos. A disputa  resultou na "Novela do IPI", que poupou os mexicanos, mirou o avanço dos chineses, mas acabou acertando coreanos e europeus (principalmente os alemães) e deve continuar a definir os preços nos próximos doze meses. 

Tudo isso que fizemos, claro, está permanentemente registrado no UOL. Divirtam-se relembrando os agitos do ano que passou, enquanto nos preparamos para um 2012 de muito trabalho! (por Claudio de Souza, Eugênio Augusto Brito e Rodrigo Lara)