Novo Chevrolet Malibu chega ao mundo primeiro na versão híbrida

O mundo está diferente e a General Motors tenta acompanhar o estilo dos novos tempos com todas as forças, a ponto de inverter a ordem de um de seus principais lançamentos de 2012. A nova geração do sedã médio-grande Chevrolet Malibu, que é um projeto global e compartilha a plataforma Epsilon II com o europeu Opel Insignia, vai estrear nos Estados Unidos e na Europa no final do primeiro semestre, já como linha 2013, mas a novidade está no fato de que a primeira versão a ser lançada será a híbrida.
O Chevrolet Malibu Eco 2013 terá preço estimado (a depender do estado) de US$ 26 mil (pouco mais de R$ 48 mil), já com frete, incentivos e descontos. Os valores europeus ainda não foram definidos, assim como também não foram divulgados os valores das versões com motorização convencional.
Ainda não há informações sobre preços ou até sobre a chegada do modelo no Brasil ainda em 2012 -- a GM do Brasil não se pronunciou sobre a inclusão do sedã na conta de sete lançamentos que a fabricante tem para o país no próximo ano. O fato é que sua chegada seria bem-vinda, já que a atual geração do modelo nunca agradou por aqui (em parte pelo preço, em torno dos R$ 90 mil, em parte pelo porte de "barca" acompanhado por uma motorização um tanto insossa). Segundo a Fenabrave (entidade que reúne os distribuidores), foram pouco mais de 1.300 unidades emplacadas no ano e, pasme, apenas 6 no último mês.
COMO É O MALIBU 2013
Com estilo desenvolvido em conjunto na Ásia e nos Estados Unidos acompanhando a atual identidade da Chevrolet, o novo sedã será o primeiro modelo da GM a utilizar o sistema eAssist, uma espécie de simplificação do trem-de-força utilizado no Volt: a bateria de íons de lítio é ligada a um motor/gerador elétrico e ambos comandam os sistemas de freios regenerativos, assistência elétrica da direção e a função start/stop do motor convencional, um quatro-cilindros de 2,4 litros a gasolina. A potência total do sistema é de 184 cavalos e, de acordo com a GM, o consumo estimado varia de 12 km/l a 15 km/h.
Há um deslize aí, porém: a autonomia pode ser considerada baixa, no entanto, já que a atualização do consagrado Toyota Prius híbrido, testada nesta terça-feira por UOL Carros e que chega ao Brasil em 2012, pode conseguir números acima dos 30 km/l -- a versão plug-in (que pode ser recarregada também na tomada) do modelo japonês, também apresentada nesta terça, promete mais de 60 km/l.
MENOS É MAIS?
Além do consumo não tão eficiente, a versão híbrida pode queimar o lançamento da nova geração do Malibu por seu pacote de equipamentos. Para ter um preço mais competitivo, o Malibu Eco terá acabamento similar ao das versões LT de outros modelos da marca -- ou seja, será baseado na configuração intermediária. Assim, para-choques, faróis e lanternas, retrovisores externos e alguns pontos do acabamento interno do Malibu híbrido são mais simples que aqueles mostrados em imagens prévias.
A lista de equipamentos inclui freios com sistemas antiblocante (ABS), de frenagem emergencial e distribuição eletrônica; rodas aro 17 de alumínio com pneus de baixo atrito; controle de estabilidade e de tração; sete airbags; câmbio automático de seis marchas; auxílio de estacionamento; ar automático de duas zonas; conexões USB/Bluetooth; painel de 7 polegadas sensível ao toque; modificações aerodinâmicas de para-brisa, limpadores e espelhos externos, entre outros.
Outras marcas, porém, configuram seus carros híbridos tomando por base a versão topo -- o Fusion Hybrid, por exemplo, parte de US$ 29.395 (isso seria equivalente a R$ 54.400, mas o carro custa mais de R$ 130 mil no Brasil); o Toyota Camry Hybrid, que não é vendido no Brasil, começa em US$ 26.600 (R$ 49.200) no mercado americano. Ambos oferecem mais conteúdo do que o futuro Malibu.
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