Topo

Substituto de Meriva e Zafira dá o ar da graça no interior de São Paulo

Nem o forte disfarce oculta o DNA da Chevrolet: grade enorme bipartida e faróis circulares - UOL
Nem o forte disfarce oculta o DNA da Chevrolet: grade enorme bipartida e faróis circulares Imagem: UOL

Da Redação

Em São Paulo (SP)

25/11/2011 15h08Atualizada em 25/11/2011 19h49

Há três dias, afirmávamos como 2012 deve ser um ano cheio para a General Motors no Brasil, com "uma avalanche de lançamentos" anunciados e/ou esperados, ainda que alguns dos novos modelos ainda estivessem envoltos numa aura de mistério. Na reportagem em que mostramos o desfile do hatch Chevrolet Sonic pela Grande São Paulo (releia aqui), chegamos a citar nominalmente os casos nebulosos : "os monovolumes que substituirão Meriva e Zafira".

ADEUS ANUNCIADO

  • Divulgação

    Embora ainda continuem no pódio da preferência de frotistas e taxistas, as minivans Meriva (acima) e Zafira (abaixo) estão com os dias contados.

    A GM do Brasil ainda não fez qualquer anúncio oficial sobre o fim, mas vendedores de algumas lojas procuradas na cidade de São Paulo já entregam que os modelos sairão de linha "logo", "em breve" ou "em pouco tempo".

    Para quem ainda confia na dupla, pode ser a hora de investir na compra, pedindo um bom desconto.

  • Carta Z

Pois um novo flagrante, feito em Campos do Jordão (SP), joga alguma luz sobre o caso. Com ajuda do jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos, foi possível identificar que o veículo recoberto por adereços pesados é um exemplar do projeto PM5/PM7.

As siglas indicam que Meriva (minivan de cinco lugares desenvolvida pela GM do Brasil sobre a plataforma do Corsa, a mesma que deu origem a Classic, Celta, Agile, entre outros, e que está dando lugar a base mais moderna) e Zafira (que compartilha elementos com o Astra) serão aposentadas por um novo projeto, variante da plataforma múltipla que originou Sonic e Spark no exterior e o sedã Cobalt por aqui, na forma de um monovolume com versões de cinco e sete lugares. Um único modelo, mas com duas configurações, vai dar cabo dos dois monovolumes de uma só vez.

Em tempo: a Europa já conta com novas gerações de Meriva e Zafira fabricadas pela alemã Opel, mas que perderam totalmente a relação com os carros vendidos por aqui -- a própria relação outrora vista entre Opel e Chevrolet, com compartilhamento de produtos, deixou de existir. Gestados sobre a plataforma do mais recente Opel Astra, as novas minivans do Velho Continente têm interior modulável (como fileiras de assentos escamoteáveis e direcionáveis), tecnológico (com integração com celulares e tablets) e luxuoso(como teto solar panorâmico). E, principal diferença, não terão qualquer influência sobre o projeto PM5/PM7. É possível que até os nomes sejam deixados de lado aqui no país.

Isso explicado, vamos à análise do carro avistado. Nem mesmo o disfarce complexo foi capaz de eliminar de todo os traços característicos do DNA atual da Chevrolet, ao menos na primeira imagem: nela é possível ver claramente a principal tomada de ar, bem como notar (apesar da camuflagem) a barra transversal e uma nova tomada de menor tamanho logo acima, elementos que formam a grade frontal bipartida de todo novo carro da marca.

Pela proporção das formas, podemos supor uma frente ainda mais pronunciada que a do hatch Agile, se aproximando mais da utilizada no sedã Cobalt ou até mesmo na picape Colorado. A cereja do bolo, por assim dizer, fica a cargo dos faróis, com canhões de luz em formato circular, novamente como no Sonic, recentemente avistado.

INSPIRAÇÂO

  • Divulgação

    O hatch Sonic, avistado recentemente no país,
    é referência para visual do novo monovolume

Atrás, o espaço para observação é menor, pois a cobertura é maior: estão aparentes apenas os elementos circulares sobressaltados das lanternas, mas eles evocam outra vez o Sonic, que usa deste recurso em suas peças.

As placas verdes (cor que indica carro de fabricante em teste) tiveram sua identificação apagada digitalmente, algo bastante inusual nas imagens enviadas por leitores, mas mostram a origem do modelo: São Caetano do Sul (SP), sede da GM do Brasil.

Ainda não é possível apontar detalhes de motorização do novo projeto, nem se o modelo avistado tem espaço para cinco ou sete passageiros.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br

  • UOL

    Lanternas contam com elementos circulares e novamente seguem os passos do Sonic; além disso, qualquer afirmação complementar seria mera especulação, tamanha a camuflagem