Topo

GM guarda sete novidades para o Brasil em 2012

Picape com linhas similares às do conceito Colorado é fotografada em São Caetano do Sul (SP) - Ricardo Cassari/UOL
Picape com linhas similares às do conceito Colorado é fotografada em São Caetano do Sul (SP) Imagem: Ricardo Cassari/UOL

Da Redação

11/11/2011 08h17

Duas coisas são certas na GM do Brasil: não haverá mais lançamentos em 2011 -- o último foi o Cobalt, apresentado há menos de uma semana. A afirmação foi feita pelo vice-presidente Marcos Munhoz, durante conversa com jornalistas que aguardavam para testar o novo sedã da marca na pista de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). Logo em seguida, o executivo divulgou aquela que é a segunda certeza: haverá sete novidades em 2012.
 

MESMO R.G.

  • Murilo Góes/UOL

    Acima, a Colorado Concept: protótipo da nova picape média da GM traz frente com grade bipartida e faróis alongados...

  • Murilo Góes/UOL

    ... assim como o Cobalt, novo sedã da marca que vai ganhar versão automática em 2012.

Qualquer palavra além dessas duas assertivas entra no campo das especulações, mas ainda assim podemos mesclar algumas informações para traçar um panorama sobre o futuro da GM. Fato: a marca determinou que o próximo ano serviria de prazo final para a renovação de seu portfólio no país. Assim, até dezembro de 2012 a Chevrolet deverá exibir os substitutos para seus carros de entrada (o hatch Celta e o sedã Prisma), para o segmento compacto (Corsa), para a linha familiar (Meriva e Zafira) e para seus atuais utilitários médios (S10 e Blazer). 
 
A quantidade de picapes camufladas avistadas em diversas cidades do país levam a crer que a estreia da Colorado está próxima. Na mesma conversa com a imprensa, porém num tom mais informal, Munhoz deixou no ar a informação de que, pelo menos a princípio, esta nova picape não mataria a S10. Mas em momento algum deixou escapar qualquer dica sobre a chegada do SUV que vai aposentar a Blazer -- UOL Carros mostrou na quinta-feira o conceito Trailblazer, que foi desenvolvido aqui no Brasil e está em exibição do Salão de Dubai, no Oriente Médio.
 
Citando nominalmente Volkswagen Amarok e Toyota Hilux, o executivo deixou claro com quem a Colorado deve concorrer e, melhor, com quais predicados: para a GM, é impensável ter uma picape média de luxo sem câmbio automático (como ainda ocorre com a Amarok), assim como é impensável não bater de frente com o utilitário da marca japonesa, que é o atual paradigma do segmento.
 
A S10, portanto, poderia seguir como opção para frotistas e consumidores que precisam de um carro com boa capacidade de carga, mas sem tanto conforto interno.
 
Outra barbada é a chegada do Cobalt automático, que deve estar nas lojas em algum momento a partir de março (segundo trimestre) com a dupla câmbio de seis velocidades/motor 1.8 Econoflex. Embora o carro não seja inédito, a mudança de equipamento é o suficiente para ser considerado pela marca como novidade.
 
A versão hatch do médio Cruze também está perto do país, a ponto de muita gente do setor ter acreditado que ele chegaria ainda em 2010. Assim, o substituto formal do Vectra GT (já morto) seria a terceira atração da marca em 2012.
 
O chamado projeto PM7, que dará origem a um novo monovolume de cinco (para tomar o espaço da Meriva) e sete lugares (da Zafira), já foi avistado sob camuflagem em algumas ocasiões e pode ser mais um lançamento do próximo ano. O mesmo pode ser dito do projeto Onix, que substituirá Celta e Prisma como modelos de entrada da linha GM.
 
Há ainda a expectativa de que o Aveo (ou Sonic em alguns mercados) chegue para ocupar a vaga do Corsa. Embora hatch e sedã do Aveo sejam realidade nos mercados americano, europeu e asiático, esta é a substituição menos pronunciada até o momento, mas sua inclusão ajudaria a zerar a conta da defasagem da linha Chevrolet no Brasil.