Topo

Nissan March 1.6 já está a venda por R$ 35.890

Divulgação
Imagem: Divulgação

Da Redação

08/11/2011 16h55Atualizada em 08/11/2011 17h02

O início das vendas do Nissan March equipado com motor 1.6 16V era uma questão de tempo, algo confirmado inclusive pela Nissan durante o lançamento da versão 1.0. Na ocasião, a marca já havia divulgado que o March 1.6 teria três versões e quais seriam os preços delas. Entretanto, por falta de unidades 1.6, o test drive foi realizado somente com exemplares 1.0.

Outra informação que faltava era quando, exatamente, o compacto estaria disponível para a venda. De acordo com um comunicado enviado pela marca à imprensa, o carro começa a ser comercializado nesta terça-feira (8). Os preços e versões já haviam sido anunciados durante o lançamento do carro em setembro, confirmando inclusive a antecipação feita por UOL Carros em agosto, mas vale a pena lembrar:

- Nissan March 1.6S -- R$ 35.890
- Nissan March 1.6SV -- R$ 37.990
- Nissan March 1.6SR -- R$ 39.990

MAIS RECHEIO
A versão básica do March 1.6 vem bem equipada de série. Equipamentos como airbag duplo, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e computador de bordo estão presentes no carro. Apesar de boa, a lista não traz sequer como opcional o freio ABS (antitravamento), item de segurança que será obrigatório a partir de 2014 junto com os airbags. Veja aqui a lista de equipamentos de cada versão.

O motor é o mesmo 1.6 16V do sedã Versa. Rende 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm. Se esse propulsor dotava o sedã de um comportamento apenas correto, ele deve tornar o compacto mais interessante. A julgar pelos números divulgados pela Nissan, a premissa não está incorreta. De acordo com esses dados, o March acelera de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos com gasolina e 9,49 segundos com etanol, atingindo os 191 km/h de velocidade máxima.

BOA RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO
A Nissan tenta vender o seu produto com duas estratégias. A primeira é alinhar o March à ideia de que “carro japonês é carro bom”, pensamento que se tornou popular muito em decorrência do sucesso de sedãs médios como Toyota Corolla e Honda Civic.

A outra estratégia é oferecer um pacote de manutenção e garantia que chame a atenção do consumidor. O March conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem e dois anos gratuitos do Nissan Way Assistance, uma assistência 24h oferecida pela marca. A marca também alardeia que o custo de manutenção do March é o menor do segmento, sendo que a manutenção mais cara, a dos 40 mil quilômetros, sai por R$ 499.

O March estreou há pouco mais de um mês e, nesse período, já vendeu mais de 1.400 unidades, segundo dados da Fenabrave, associação que representa as revendas. Mesmo que esteja muito distante dos líderes do segmento, é um número que anima a Nissan a almejar os 5% do mercado brasileiro até 2016. Além do March, o sedã Versa também contribui para essa estratégia.