Volks confirma expansão ou nova fábrica, mas não diz onde

A Volkswagen do Brasil admite que está procurando um lugar para erguer uma nova fábrica no país, ou ao menos que vai aumentar a capacidade produtiva das fábricas que já possui; mas as tratativas estão em andamento e por ora não há um "endereço" definido.
É este o conteúdo de uma nota oficial divulgada pela empresa na tarde desta quarta-feira (26), numa reação à reportagem do jornal Valor Econômico que cravou Pernambuco -- mais exatamente, a região do Cabo de Santo Agostinho, a 80 km de Recife -- como local em que será construída a nova fábrica. O site Car and Driver, entre outros, publicou a informação e citou o jornal.
A prudência da Volks se justifica: de modo geral, governos estaduais e municipais costumam brigar para receber este tipo de investimento, e para isso concedem contrapartidas -- a mais comum são as isenções fiscais. Anunciar um acordo antes da hora pode afastar ofertas mais suculentas.
Pernambuco já tem garantida a nova fábrica da Fiat, a ser implementada na cidade de Goiana. Lá a marca italiana vai produzir um compacto de entrada para substituir o Mille, que ficará definitivamente obsoleto quando entrar em vigor a obrigatoriedade total de ABS e airbags em carros novos. O futuro popular da Fiat ainda é tratado como City Car, e até hoje nenhum protótipo foi avistado.
A eventual nova fábrica da Volks seria, segundo se especula (porque não há certezas no setor automotivo até a hora do test-drive), dedicada a produzir a variação brasileira (certamente bicombustível) do Up!, compacto já tido como o Fusquinha do século 21 e lançado mundialmente em setembro último, no Salão de Frankfurt. Na ocasião, UOL Carros disse que o modelo ainda estava longe do Brasil -- e estava mesmo, já que, caso comece a erguer a fábrica nos próximos meses, dificilmente a Volks conseguirá pôr na rua o primeiro Up! antes de meados de 2014.
O investimento na futura fábrica chega a US$ 2 bilhões, o dobro do previsto inicialmente, mas com a ajuda de fomentadores como BNDES e Sudene -- essas informações são extra-oficiais. O anúncio definitivo é esperado para novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.