Lojas já têm Renault Duster; preços variam de R$ 51 mil a R$ 70 mil
O Renault Duster não é exatamente uma novidade. Mesmo ausente do Salão do Automóvel do ano passado, imagens do carro pipocaram em publicações especializadas durante todo o ano de 2011 e, mesmo antes do lançamento oficial, UOL Carros andou no SUV compacto destinado a ser a arma da Renault contra o líder do segmento, o Ford EcoSport.
Numa breve consulta a concessionárias da Renault de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi possível descobrir que o carro já se encontra disponível para a compra. Em pelo menos duas revendas contatadas, o jipinho podia ser adquirido "em todas as versões e várias cores", conforme um funcionário.
Mistério comum que cerca qualquer lançamento, os preços também foram revelados: o Duster mais barato foi encontrado por R$ 51 mil. Trata-se da versão 1.6 básica, equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo. Já a mais cara, com motor 2.0 e tração 4x4, era oferecida por R$ 65 mil em São Paulo e R$ 70 mil no Rio de Janeiro. Ficou claro que, por ora, cada loja está fazendo o seu preço.
É o que sugere a tabela que uma das revendas da Renault contatadas enviou a UOL Carros (que se passou por um cliente). Ela contém preços e versões do Duster, conforme segue abaixo:
TUDO SOBRE O DUSTER
Versão | Código | Preço |
Duster 4x2 1.6 16V | H0C2 16K L2 | R$ 53.084 |
Duster Expression 4X2 1.6 16V | H1C2 16K L2 | R$ 55.384 |
Duster Dynamique 4X2 1.6 16V | H2C2 16K L2 | R$ 59.084 |
Duster Dynamique 4X2 2.0 16V manual | H2C2 20F L2 | R$ 62.784 |
Duster Dynamique 4X2 2.0 16V automático | H2C2 20FAL2 | R$ 66.784 |
Duster Dynamique 4X4 2.0 16V manual | H2C4 20F L2 | R$ 66.784 |
Conforme visto acima, o Duster será vendido em seis versões. A gama de motores inclui um 1.6 16V com potência de 115 cavalos com etanol e 110 cv com gasolina, a 5.750 rpm. O torque dessa unidade é de 15,5 kgfm com etanol e 15,1 kgfm com gasolina a 3.750 rpm.
Cegonha transporta um Duster (no alto; abaixo, uma Nissan Frontier) numa rodovia perto de Uberlândia (MG). O flagra foi feito pelo leitor Gustavo Liboni, de Valinhos (SP)
Há também um motor 2.0, bicombustível, destinado às versões mais caras. Essa unidade tem potência de 142 cv com etanol e 138 cv com gasolina a 5.500 rpm e torque máximo de 20,9 kgfm com etanol e de 19,7 kgfm com gasolina, alcançados a 3.750 rpm.
Todas as versões 1.6 são equipadas com câmbio manual, de cinco marchas. Já as 2.0 manuais possuem uma transmissão de seis marchas, enquanto o 2.0 automático conta com uma caixa de quatro velocidades. A tração 4x4 está disponível apenas na versão 2.0 equipada com câmbio manual. Nela há, inclusive, diferenças na arquitetura da suspensão traseira do carro. Semi-independente nas versões 4x2, ela é Multilink na 4x4. O porta-malas também é menor no Duster com tração integral: 400 litros, contra 475 litros nos demais.
De acordo com a ficha técnica do carro à qual UOL Carros teve acesso, o Duster terá como opcional apenas o banco de couro. Sendo assim, as variações de recheio ocorrem em pacotes fechados e de acordo com a versão. Freios ABS estão disponíveis apenas para as versões Dynamique. Airbag duplo vem de série da versão Expression 1.6 em diante -- apenas para citar os itens mais importantes.
No mercado, o Duster vai encarar o já citado EcoSport -- que deve ganhar fôlego com a mudança de geração prevista para 2012 -- e o Hyundai Tucson. O jipinho da Ford tem preços entre R$ 51.486, para a versão XL 1.6, e R$ 63.644 para a variante 4WD 2.0, de tração integral. Já o SUV compacto da Hyundai começa em R$ 64.900 na versão 2.0 16V manual, chegando a R$ 73.250 na automática (preços Fipe).
A Renault realizará o lançamento oficial do Duster para a imprensa entre os dias 3 e 5 de outubro, com cobertura completa de UOL Carros. É possível que, na ocasião, valores diferentes sejam anunciados pela montadora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.