Topo

Honda anuncia fábrica para carros compactos no México

Honda tenta substituir importações de carros do Japão; Fit é cotado para fabricação local - Divulgação
Honda tenta substituir importações de carros do Japão; Fit é cotado para fabricação local Imagem: Divulgação

Da Redação

Com agências internacionais

12/08/2011 14h32

A Honda anunciou nesta sexta-feira (12) a liberação de US$ 800 milhões (R$ 1,3 bilhão) para a construção de uma fábrica em Guanajuato, no México, para abastecer os mercados mexicano e norte-americano com modelos compactos (subcompactos para eles). A nova unidade deve começar a operar em 2014 e terá capacidade para 200 mil unidades anuais.

A marca não revelou quais modelos serão produzidos na nova unidade do México, mas atualmente apenas o hatch Honda Fit é consumido em larga escala pelo mercado americano. Além dele, são vendidos em menor quantidade os híbridos CR-Z e Insight.  

De acordo com a agência "Automotive News", a nova fábrica fica a cerca de 340 quilômetros de outras duas unidades da Honda em Jalisco e vai aumentar a capacidade de produção da marca no cenário local de 1,63 milhões de unidades para 1,83 milhões ao ano. O objetivo será concentrar ao máximo a produção de modelos próximo ao mercado consumidor para evitar a necessidade de importar carros do Japão. 

A Honda, assim como outros fabricantes japoneses, sofrem para manter o abastecimento em grandes mercados mundiais desde a catástrofe provocada pelo terremoto e tsunami em março.

Embora nada tenha sido mencionado, e mesmo considerando que a atual geração do Fit é produzido no Brasil, é sempre bom lembrar que México e Brasil mantêm acordo de importação sem pagamento de taxas, o que possibilitaria uma futura mudança da produção com diminuição de custos para a Honda.