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Evoque chega ao Brasil em novembro para ser o Mini da Land Rover

Executivo da Tata Motors, dona da Land Rover, na apresentação do Evoque em Londres - Reuters - 4.7.2011
Executivo da Tata Motors, dona da Land Rover, na apresentação do Evoque em Londres Imagem: Reuters - 4.7.2011

RODRIGO LARA

Da Redação

29/07/2011 16h48Atualizada em 29/07/2011 18h00

Numa apresentação à imprensa realizada nesta sexta-feira (29), a Land Rover deu mais detalhes sobre o Range Rover Evoque, seu principal lançamento de 2011 -- e, convenhamos, dos últimos anos. Ainda que o preço do carro não tenha sido revelado (o que deve acontecer na metade de agosto, quando a marca lança mundialmente o carro, no País de Gales), ficou mais claro quais serão as configurações desse SUV, que chega ao Brasil em novembro.

Antes de tratar do veículo em si, vale mencionar que ele ficará exposto no Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE), em São Paulo, como parte da campanha de lançamento, chamada "Pulse of the City". É uma oportunidade para conhecer o modelo e interagir com o carro e seus componentes. Essa exposição fica na cidade até 3 de agosto e, em seguida, também acontece no Rio de Janeiro, com datas a definir.

PERSONALIZAÇÃO TOTAL
Na apresentação, ficou claro que o principal conceito do Evoque é a possibilidade de personalizar o carro ao máximo. São dois tipos de carroceria, com três ou cinco portas. Cada uma é oferecida em três versões. E aqui vai uma curiosidade: a Land Rover hierarquiza essas versões não por nível de equipamentos, mas por "proposta".

Sendo assim, o Evoque Pure é o mais próximo possível do conceito LRX, com rodas de aro 18 polegadas; o Dynamic tem apelo esportivo, com itens da carroceria como o para-choque com design exclusivo e duas opções de rodas com aro de 20 polegadas; por fim, o Prestige tem visual mais "classudo" e refinado, inclusive com o uso de madeira no interior do veículo, e pode ser equipado com rodas de 19 ou 20 polegadas. Todas as versões poderão ter a carroceria em 12 cores diferentes, com três opções de tons para o teto do veículo.

Partindo para o interior do Evoque, o Pure terá a opção de três "temas", nome dado pela marca para definir a combinação de cores de elementos como bancos e painéis. No Dynamic haverá quatro opções e, além disso, dois tipos distintos de bancos esportivos. Por fim, o comprador do Prestige poderá escolher entre três temas.

O MINI DA LAND ROVER
Tamanho poder de personalização traz à mente um caso automotivo clássico: o Mini Cooper. E não seria exagero dizer que o Evoque está para a Land Rover assim como o Mini está para a BMW. É um carro que, acima de tudo, tem a missão de cativar, fazer o seu dono se sentir único e atrair novos clientes para a marca (e seus modelos mais caros). E engana-se quem pensa que a novidade da Land Rover mira exclusivamente nos jovens muito abastados -- lembrando que o carro deverá ser o mais barato dos Range Rover (gama top), mas não dos Land Rover.

Ao adotar três estilos (ou propostas) diferentes, a Land Rover cria um produto capaz de atingir públicos bem distintos: o Prestige, com acabamento mais refinado, terá a função de criar interesse num público mais tradicional.  O Dynamic, esportivo, combina com pessoas que gostam de um visual mais agressivo. Em tese, pessoas solteiras com idade entre 30 e 40 anos. Por fim, o Pure tende a ser a escolha, essa sim, de jovens mais endinheirados.

AINDA MISTERIOSO
Na Europa, o mais provável é que o Evoque tenha opções de tração dianteira ou integral, de câmbio manual ou automático e três motores: dois movidos a diesel, sendo um 2.2 de 150 cavalos e um 2.2 de 190 cv, e uma unidade 2.0 turbo de 240 cv a gasolina. Se não foi divulgado o preço no Brasil, a configuração do SUV que chegará foi: será a com o motor 2.0 a gasolina e tração integral.

O que é certo é que, a se confirmar o grande interesse do público -- 17 mil unidades já foram reservadas -- o Evoque tende a se transformar num sucesso similar, ou até mesmo superior, ao do Mini Cooper. Carisma para isso ele já mostrou que tem.