Topo

Audi testa R18, protótipo com motor turbodiesel V6

Da Redação

07/04/2011 18h48

Aumente o som dos falantes para ouvir o ronco gutural logo nos primeiros instantes do vídeo abaixo, que mostra o R18, novo protótipo da alemã Audi, em testes no circuito de Sebring, na Flórida (EUA).

O modelo será o substituto dos modelos R8 e R15 TDI plus na tradicional corrida das 24 Horas de Le Mans, na França, nos dias 10 e 11 de junho. A primeira prova, porém, está marcada para 8 de maio, na corrida de 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Também conhecido como Evolution 2, o R18 conta com motor turbodiesel de 3,7 litros V6 com injeção direta, em substituição ao V10 de 5,5 litros do R15, por exigência do regulamento deste ano. Os dados de potência e torque, porém, ainda não foram divulgados. O monoposto é construído em fibra de carbono como uma única peça, sem divisões, para aumentar a rigidez torcional e reduzir o peso. Há ainda o uso de sistemas elétricos, com detalhes também mantidos em segredo, mas que podem estar ligados ao auxílio de tração.

Outro destaque do R18 está na iluminação, totalmente feita por LEDs. No faróis, além dos dez diodos principais, há uma guia de luz em forma de "1" inspirada em uma das antigas logomarcas da Audi (o número 1 estilizado como se fosse um troféu).

Além do objetivo primário de buscar o décimo título da marca em Le Mans, o R18 deve servir como laboratório de testes ambulante para novas tecnologias a serem utilizadas no carros de rua da marca.