Topo

Fabricantes japoneses de carros suspendem produção após terremoto; Toyota emite comunicado

Da Redação

11/03/2011 11h59Atualizada em 11/03/2011 16h52

As fabricantes Honda e Toyota suspenderam a produção em suas unidades do Japão, informou a "Automotive News", em decorrência do terremoto de 8,9 pontos na Escala Richter que atingiu o país nesta sexta-feira (11). Nissan e Subaru foram outras fábricas de porte a encerrarem seus turnos de produção em virtude da catástrofe. No meio da tarde, no horário do Brasil, a Toyota Motor Corporation divulgou um comunicado oficial, distribuído por suas afiliadas, sobre a situação das unidades próprias e de subsidiárias.

De acordo com a agência, o fechamento das instalações pode afetar a exportações de carros para Estados Unidos, sobretudo de modelos compactos, como o Toyota Yaris e o Honda Fit vendidos naqueles mercados.

Ainda não há informações, porém, sobre interrupção da oferta de veículos para o Brasil -- o país importa apenas carros de maior porte do Japão, como os sedãs Honda Accord e Toyota Camry, cuja demanda é menor. Veículos mais populares, como o hatch Honda Fit ou os sedãs Honda Civic e Toyota Corolla são produzidos localmente, enquanto crossovers como Honda CR-V e Toyota RAV4 são importados do mercado norte-americano.

Toyota e Honda evacuaram seus funcionários de diversas unidades localizadas nas zonas de tremor. As unidades da Toyota em Higashifuji, Tochigi e Yamanashi não tiveram maiores danos, assim como a sede da maior fabricante de automóveis do mundo em Tóquio; outras unidades de subsidiárias da marca em Hokkaido, Tohoku, Miyagi e Iwate já voltaram a funcionar. Já a Honda possui importantes unidades na região central do país, em cidades como Suzuka e Sayama (de onde sai o Accord).

Veja abaixo a íntegra do comunicado da Toyota Motor Corporation distribuído pela Toyota do Brasil:
 

A Toyota Motor Corporation criou uma força-tarefa de emergência para avaliar a situação e tomar medidas iniciais com relação ao terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão nesta madrugada.

A Toyota confirmou que não houve prejuízos na sede de Tóquio, bem como os escritórios de Higashifuji, Tochigi e Yamanashi, e as instalações da Toyota Motor Tohoku.

Neste momento, a Toyota está colhendo mais informações sobre a Central Motor Corporation e a Kanto Auto Works.

Quatro fábricas que tiveram suas atividades paralisadas já reiniciaram a sua produção. Foram elas:

• Fábrica de Hokkaido
• Fábrica de Tohoku
• Fábrica de Miyagi
• Fábrica da Kanto Auto Works de Iwate

A Toyota Motor Corporation está neste momento avaliando a situação de seus fornecedores, revendedores e o impacto comercial.

Hoje, a prioridade da Toyota é apoiar os seus funcionários, as empresas parceiras, fornecedores e revendedores.