Topo

Chinesa Great Wall tem planos de abrir fábrica no Brasil até 2015

O Great Wall Hover é um dos veículos fabricados pela companhia chinesa - Divulgação
O Great Wall Hover é um dos veículos fabricados pela companhia chinesa Imagem: Divulgação

Da Redação

10/01/2011 18h06

A fabricante de carros chinesa Great Wall Motor Company anunciou seus planos de construir 12 fábricas fora da China até 2015. Dentre os países que contarão com plantas da montadora está o Brasil. A lista de localidades ainda não está confirmada, porém a versão da empresa é a de que já foram assinadas cartas de intenções na Itália, no Sri Lanka, no Sudão, na África do Sul, na Tailância e na Turquia -- além do Brasil. As informações são do boletim Automotive News China.

As fábricas deverão operar em regime CKD (Completely Knock-Down), ou seja, importarão os componentes, ficando a cargo apenas da montagem final dos veículos. Caso as 12 novas unidades se confirmem, a Great Wall dobraria a quantidade de plantas do tipo fora da China. Atualmente, a empresa possui plantas na Rússia, na Indonésia, no Irã, no Vietnã, no Egito, na Ucrânia, na Bulgária, no Senegal, na Venezuela, nas Filipinas, na Malásia e na Etiópia.

“Com as novas fábricas, esperamos que até 2015 tenhamos uma produção anual de 500 mil veículos”, afirmou a companhia. Em 2010, as vendas da Great Wall totalizaram 397.300 carros, 77% a mais que em 2009. Destes, 55 mil foram vendidos fora da China. A fabricante produz uma gama variada de modelos, indo do sedã Voleex C30 até o SUV Haval H3.