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BMW inclui Brasil no recall que afeta 350 mil carros em todo mundo

Recall mundial não afeta novo Série 5 (foto), recém-lançado, mas inclui 1.182 carros no Brasil - Divulgação
Recall mundial não afeta novo Série 5 (foto), recém-lançado, mas inclui 1.182 carros no Brasil Imagem: Divulgação

Da Redação

06/10/2010 18h10

Atualizado às 18h45

A BMW revisou sua posição e, cinco dias depois, incluiu o Brasil na lista de países afetados por falhas de freio da marca e da Rolls-Royce, num processo de recall mundial que envolve cerca de 350 mil carros. Por aqui, o número de carros afetados chega a 1.182, o que pode significar quase que a totalidade de unidades das Séries 5, 6 e 7 comercializados, segundo cálculos não divulgados pela marca.

Com isso, donos de unidades dos modelos Séries 5, 6 e 7 com motores de 8 e 12 cilindros, fabricadas entre julho de 2001 e novembro de 2009, devem atender ao recall mundial e comparecer a uma concessionária autorizada para realizar gratuitamente a verificação e, quando necessário, a troca do tubo de vácuo do sistema de freios e eventuais peças do sistema de freio correlatas.

A representação da marca no Brasil afirmou que foi decisão da matriz alemã incluir o país no recall mundial, mas não soube informar se houve reclamação de clientes. E, assim como no resto do mundo, ainda não há informações sobre acidentes registrados em decorrência do defeito.

100%?
A BMW do Brasil não informa qual percentual de sua frota circulante foi atingida pelo recall no país. Também não há estatísticas completas de vendas divulgadas. Mas tomando como base os registros da Fenabrave (a entidade que agrega os concessionários de carros do país) existentes para o período entre 2002 e 2009 -- sendo que apenas a partir de 2006 há a discriminação completa de todas as vendas, e não apenas dos mais bem posicionados no ranking --, pode-se inferir que boa parte dos veículos das Séries 5, 6 e 7 vendidos no país naquele período, quando não todos, devem ser encaminhados à rede autorizada da marca.

Em 2009, a marca comercializou 12 unidades do 525, 245 do 550, 73 do 530, 39 do 650i e 30 do sedã 750: 399 carros ao todo, de acordo com a Fenabrave. Em 2008, foram 96 unidades do BMW 550 e outras 95 do 530. Em 2007, 109 unidades do 550 e 107 do 530. E no ano de 2006, primeiro com estatística completa, foram 90 unidades do sedã BMW 530. No total, são 896 veículos das Séries 5, 6 e 7 vendidos no espaço de quatro anos, de 2006 a 2009.   

O PROBLEMA
A empresa aponta o vazamento de fluido de freio para a parte hidráulica como causa da falha, que não desabilita totalmente os freios, mas faz com que o motorista tenha de fazer mais força sobre o pedal para brecar o veículo. Ainda não há uma estimativa de quanto o recall custará à BMW.

O problema tende a afetar a unidades das Séries 5, 6 e 7 equipadas com motores de 8 e 12 cilindros e acumulam alta quilometragem. No total, 345 mil unidades, sobretudo nos Estados Unidos, serão convocadas.

Além disso, 5.800 unidades do Rolls-Royce Phantom -- modelo de alto luxo que usa a mesma família de motores de 12 cilindros da BMW -- estão sob investigação.

Leia abaixo a íntegra do comunicado da BMW DO Brasil enviado à imprensa:

BMW do Brasil realiza Campanha de Recall para os modelos BMW Série 5, BMW Série 6 e BMW Série 7

São Paulo – 6 de outubro de 2010. O BMW Group, fabricante líder do setor automotivo Premium, dedicado a oferecer o melhor serviço e atendimento ao cliente, informa sobre a realização de uma Campanha de Recall. Para a BMW, o enfoque das campanhas de recall é revisar de maneira responsável os veículos para garantir ao cliente a maior satisfação e segurança.

Esta campanha é destinada a convocar pessoalmente os proprietários dos veículos BMW Série 5, BMW Série 6 e BMW Série 7 com motorização de 8 ou 12 cilindros, fabricados entre julho de 2001 e novembro de 2009, para que compareçam à concessionária autorizada BMW de sua preferência afim de que seja feita gratuitamente a verificação e, se necessária, a substituição do tubo de vácuo do sistema de freios e eventuais peças do sistema de freio correlatas.

Tal medida se dá em razão da possibilidade de entrada de óleo do motor no servofreio, requisitando por conseguinte que o condutor empregue uma força maior para o acionamento do pedal do freio, reduzindo assim a eficiência do sistema de frenagem.

A campanha visa garantir a confiabilidade, conforto e a segurança dos consumidores BMW, sendo que, até o presente momento, nenhum acidente foi registrado no Brasil e/ou em qualquer outro país.

A BMW do Brasil informa que a duração do serviço é de aproximadamente 4 horas e que o número de veículos afetados é de 1.182.

Além das publicações nos meios de comunicação, a BMW do Brasil comunicará os consumidores através de cartas bem como disponibilizará todas as informações necessárias no seu site (www.bmw.com.br) e através do telefone 0800 707 3578, de 2ª a 6ª-feira, das 9 às 16 horas.