Pequim reduzirá registro de carros em 2011 para evitar congestionamentos
A China anunciou nesta quinta-feira (23) que em 2011 reduzirá drasticamente o número de novos registros de automóveis na capital, Pequim. A partir do próximo ano, a cidade permitirá o registro de apenas 240 mil veículos, cerca de um terço do número de novas licenças emitidas em 2010.
O porta-voz do governo local de Pequim, Zhou Zhengyu, disse que “88% da quota será destinada a donos de carros de passeio, 2% a veículos comerciais e 10% a empresas”.
Com as novas regras, Pequim deve ter no máximo cinco milhões de carros nas ruas no próximo ano. Em 2005, a frota era de 2,6 milhões. Correspondentes dizem que os congestionamentos pioraram nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo da classe média.
AUMENTO
Consumidores chineses anteciparam a mudança nas regras e aqueceram o mercado. Segundo a agência de notícias Xinhua, 30 mil veículos foram registrados na semana passada, três vezes mais do que a média semanal da cidade.
Uma pesquisa encomendada neste ano pela IBM sugere que Pequim, com 17 milhões de habitantes, empataria com a Cidade do México no posto de metrópole com o pior trânsito. A China ultrapassou os Estados Unidos em 2009 como o maior mercado consumidor de automóveis do mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.