Quer uma moto maior? Conheça 10 opções entre R$ 35 e R$ 40 mil
Quem está disposto a gastar mais de R$ 35 mil em uma motocicleta já é seguramente um apaixonado por motos. Se você é uma dessas pessoas e pretende gastar essa quantia, saiba que muitos modelos dessa faixa de preço têm manutenção mais cara. Em contrapartida, eles oferecem mais desempenho e, em alguns casos, conforto e disposição para longas viagens. Alguns deles, porém, também podem ser bons companheiros na cidade. Conheça dez opções.
A nova versão da V-Strom 650 foca no conforto e na versatilidade. Isso a colocou de volta na briga das aventureiras de média cilindrada. Por R$ 35.900, ela vem equipada com um motor V2 arrefecido a líquido de 645 cc, que velas de irídio que melhoram a resposta e um novo perfil do comando de válvulas, para entregar mais potência em baixos e médios regimes. Com freios ABS de série, a moto também vem equipada com roda dianteira de 19 polegadas. Sua atuação na terra é limitada, entretanto. A aptidão para viagens, reforçada pelas malas rígidas disponíveis como acessórios, é um ponto a favor.
- Garantia: 1 ano
- Pastilha dianteira: R$ 980
- Pastilha traseira: R$ 470
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 356
- Manete esquerdo: R$ 460
- Retrovisor esquerdo: R$ 495
- Conjunto óptico: R$ 2.180
- Troca de óleo: R$ 265
A Street Triple R é uma versão mais refinada da naked média da Triumph. Equipada com motor de três cilindros em linha e 675 cc, capaz de gerar 85 cavalos, ela tem conjunto de suspensão totalmente ajustável e freios com especificações dignas de pista, além de retoques no design -- se comparada à versão "civil". Por R$ 35.990, cerca de R$ 3 mil a mais que a versão standard, a 675R é uma ótima opção para quem gosta de pegar estrada e participar de track days.
- Garantia: 2 anos
- Pastilha dianteira: R$ 338,17
- Pastilha traseira: R$ 284,67
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 286,04
- Manete esquerdo: R$ 259
- Retrovisor esquerdo: R$ 485,11
- Conjunto óptico: R$ 1.095,58
- Troca de óleo: R$ 229
Com design diferenciado e motor tricilíndrico de 847 cc (de 115 cv), a MT-09 chegou ao Brasil há alguns meses com recursos de motos ainda maiores: são três modos de pilotagem, quadro e balança de alumínio, rodas e pneus esportivos, suspensão invertida e monoamortecedor com ajuste na pré-carga de mola. De acordo com a marca, ela pesa 191 kg (em ordem de marcha) e tem um ângulo de inclinação de 51º, o mesmo da superesportiva R6. Por R$ 35.990 e com ABS de série, o modelo ainda oferece ciclística semelhante ao de uma supermotard.
- Garantia: 1 ano
- Pastilha dianteira: R$ 688
- Pastilha traseira: R$ 289
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 117,30
- Manete esquerdo: R$ 145,21
- Retrovisor esquerdo: R$ 158
- Conjunto óptico: R$ 1.830
- Troca de óleo: R$ 129,50
Com visual ousado, a Z800 também se destaca pela potência e torque do motor, um quatro-cilindros de 806 cc, DOHC, com refrigeração líquida, que gera 113 cv e 8 kgfm de torque. A moto não é tão polivalente como outras naked médias pois seu ângulo de esterço reduzido e peso elevado (231 kg) limitam seu uso na cidade. Na estrada, o motor tem bastante disposição, mas a escassa espuma do banco cansa o piloto. Ela é feita para o motociclista que busca escapadas com amigos no final de semana, mas não tem pretensão de usá-la no dia-a-dia ou fazer longas viagens.
- Garantia: 1 ano
- Pastilha dianteira: R$ 740
- Pastilha traseira: R$ 120
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 190
- Manete esquerdo: R$ 90
- Retrovisor esquerdo: R$ 260
- Conjunto óptico: R$ 2.600
- Troca de óleo: R$ 340
A nova geração da BMW F 800R já está no Brasil. Repaginada, a naked recebeu novo conjunto óptico e entradas de ar laterais, que lhe conferiram identidade própria -- na prática, ela perdeu a cara de "cópia menor" da K 1300 R. O motor conserva a arquitetura de dois cilindros paralelos, de 798 cc e arrefecido a líquido, mas agora conta com 3 cv a mais, chegando a 90 cv. A ciclística também mudou e ela agora também agrada quem busca pilotagens mais esportivas por conta do novo garfo dianteiro invertido (upside-down), que substitui a suspensão convencional do modelo anterior. Equipada com freios ABS de série, a F 800R custa R$ 37.900 e pode ser uma boa companheira na estrada e na cidade.
- Garantia: 1 ano
- Pastilha dianteira: R$ 670,12
- Pastilha traseira: R$ 289,41
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 313
- Manete esquerdo: R$ 500,28
- Retrovisor esquerdo: R$ 448
- Conjunto óptico: R$ 2.200
- Troca de óleo: R$ 360
Feita sobre a base da GSX-R 750, a GSR 750A chama a atenção pelas linhas angulosas e pelo conjunto óptico diferenciado. A traseira é minimalista, com lanterna de LED embutida. O escapamento curto e o guidão largo e mais alto remetem às streetfighters -- no entanto, a alma dessa Suzuki está em seu propulsor de quatro cilindros e refrigeração líquida, herdado da própria GSX-R, que foi retrabalhado com válvulas menores e dutos de admissão mais estreitos, além de um "timing" diferente, para oferecer mais torque em baixas e médias rotações. Seu trem-de-força (motor e câmbio) é um dos mais bem acertados do segmento.
- Garantia: 1 ano
- Pastilha dianteira: R$ 1.160
- Pastilha traseira: R$ 350
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 290
- Manete esquerdo: R$ 160
- Retrovisor esquerdo: R$ 498
- Conjunto óptico: R$ 1.770
- Troca de óleo: R$ 215
A Forty-Eight traz visual inspirado nos hot-rods das décadas de 1930 e 1940 -- por isso o uso de pneus bastante largos (130 mm na dianteira e 150 mm na traseira) e paralamas encurtados. Outra referência ao passado está no tanque estilo "amendoim", muito usado nos modelos mais antigos da família Sportster. A altura do banco (66 cm), a posição invertida dos espelhos retrovisores e o paralama "limpo" completam o visual. O motor Evolution, de dois cilindros em "V" e 1.200 cc tem bom torque em baixas rotações, mas rendimento modesto em altos giros. Os freios ABS são de série. Assim como toda Harley, a Forty-Eight sugere incursões em estradas, mas o tanque de apenas 7,9 litros oferece baixa autonomia.
- Garantia: 2 anos
- Pastilha dianteira: R$ 395
- Pastilha traseira: R$ 330,80
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 250
- Manete esquerdo: R$ 155
- Retrovisor esquerdo: R$ 157,14
- Conjunto óptico: R$ 496,47
- Troca de óleo: R$ 413
Com uma pintura em dois tons, a XL 1200 CA homenageia as corridas americanas de Stockcar. A moto tem guidão reto, inspirado nas motos de arrancada, que obriga o piloto a adotar uma postura mais esportiva, com pernas flexionadas e tronco projetado à frente. O motor também é da família Evolution, com dois cilindros em "V", arrefecimento a ar e 1.202 cc. Mas fique atento: a posição de pilotagem pode cansar e as pedaleiras recuadas raspam com facilidade em curvas.
- Garantia: 2 anos
- Pastilha dianteira: R$ 395
- Pastilha traseira: R$ 330,80
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 312
- Manete esquerdo: R$ 160
- Retrovisor esquerdo: R$ 183,90
- Conjunto óptico: R$ 560
- Troca de óleo: R$ 413
A XL 1200 CB é alternativa à CA e também baseada na XL 1200 Custom, mas com mudanças na ciclística e na ergonomia. Feita para quem prefere o estilo estradeiro e mais relaxado das custom mais clássicas, a CB tem guidão "Mini Ape" -- no qual os braços vão levantados -- e os comandos são avançados, com as pedaleiras fixadas na parte frontal do quadro. Embora a posição de pilotagem não prejudique sua maneabilidade, contornar curvas mais fechadas podem ser um desafio, assim como circular entre os carros. Trata-se, portanto, de uma moto voltada ainda mais para a estrada.
- Garantia: 2 anos
- Pastilha dianteira: R$ 395
- Pastilha traseira: R$ 330,80
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 312
- Manete esquerdo: R$ 160
- Retrovisor esquerdo: R$ 183,90
- Conjunto óptico: R$ 560
- Troca de óleo: R$ 413
A GSX 1250FA é a versão carenada da Bandit 1250S. A letra "F" significa "fully faired" (totalmente carenada) e o "A" ratifica a presença do sistema de freios ABS. Cavalete central, painel de instrumentos, suspensão dianteira revisada e novo escapamento a diferenciam de sua versão naked. Seu design conservador pode enganar, mas a GSX 1250FA é um lobo em pele de cordeiro -- ela faz jus tanto ao seu lado "Sport" quanto à proposta "Touring". Com carenagem e bolha dianteira, que protegem o condutor do vento, ela conta com motor de quatro cilindros em linha de 1.255 cc (98 cv e 11,01 kgfm de torque a 3.700 rpm) que pode levá-la a mais de 200 km/h rapidamente. Por seu valor, quase R$ 40 mil, não há qualquer outro modelo que consiga entregar tamanho custo-benefício.
- Garantia: 1 ano
- Pastilha dianteira: R$ 980
- Pastilha traseira: R$ 470
- Pisca dianteiro esquerdo: R$ 265
- Manete esquerdo: R$ 320
- Retrovisor esquerdo: R$ 445
- Conjunto óptico: R$ 1.930
- Troca de óleo: R$ 280
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