Acessórios dão segurança e conforto à moto, mas custam caro
Quem busca melhorar o conforto, segurança e a versatilidade da moto, sem recorrer a adaptações, tem nos acessórios originais de fábrica uma opção interessante. Algumas marcas, como a Harley-Davidson e a Triumph, têm tradição em oferecer produtos para customização.
Esse costume parece, nos últimos anos, ter contagiado outras fabricantes. Um exemplo é a Yamaha, que junto da nova MT-07 trouxe uma lista bem recheada de acessórios e roupas para seus compradores.
Em alguns casos, estes equipamentos podem até "melhorar" a moto. Lembrando que todos os produtos, por causa da garantia, devem ser encomendados nas concessionárias autorizadas de cada marca. Confira exemplos e veja quanto custa.
A Yamaha MT-07 custa R$ 26.990 e empolgou os fãs de naked com seu visual. Além dos atributos de seu desempenho e da já citada linha de roupas (que tem o logotipo da MT-07), a marca oferece protetor lateral (também com a inscrição MT-07), suporte para smatphones (por R$ 649), banco conforto (R$ 1.299) e bolsas laterais (R$ 1.748), a maioria equipamentos de conforto e praticidade. O encaixe de todos é perfeito e não precisa de adaptações.
A Triumph aposta pesado nesse mercado. Em seu site, é possível pesquisar os componentes disponíveis para cada modelo. A Tiger Sport (R$ 45.990), por exemplo, pode ser preparada para longas expedições: se a moto for muito alta, por R$ 1.604,96 é possível trocar o banco por outro mais baixo, com melhor distribuição de espuma e gel. Quem viaja por regiões frias, pode incrementá-la com protetor de mão (R$ 572,74) e parabrisa mais alto que o original (R$ 1.025). O jogo de bolsas laterais custa R$ 5.091. Ainda há uma lista com aquecedor de manopla, tomada para eletrônicos, suporte de GPS e cavalete central, entre outros.
A Suzuki entrou nessa onda com a V-Strom 1.000 ABS, que custa R$ 49.900. O pacote é vasto e contempla o banco baixo (R$ 1.182,34); bolsa de tanque (R$ 1.492,37); malas laterais com suportes (R$ 7.757,07); top case (R$ 6.476,61); e parabrisa maior (R$ 1.182,34). Há ainda manoplas aquecidas, protetores de mão no guidão, cavalete central, protetor de motor e até película de proteção da pintura.
A BMW F 800R, R$ 37.900, além do novo design, tem suspensão invertida na dianteira, mais potência e um pacote de equipamentos que justifica seu glamour. Para seu público fiel, a empresa oferece diversos acessórios. São nada menos que quatro opções de bancos com alturas variáveis (entre 84 e 77 cm, sendo que o mais baixo custa R$ 2.773,30); parabrisa maior (R$ 1.858,30); e até pedaleiras com nervuras (para melhor aderência). Para maior controle do freio e embreagem, há manetes com regulagem de distância em quatro posições. Para o transporte de bagagem, cases esportivos ou touring.
Quando se fala em visual, a Harley-Davidson sempre é destaque. E se depender da marca, o cliente pode incrementar ainda mais sua moto. A Street Bob, custom que custa R$ 44.400, oferece uma lista de equipamentos que conferem praticamente uma vida nova ao modelo. A "personalização" vai desde a simples troca da tampa de combustível (R$ 398) a uma roda exclusiva. O "cardápio" começa com um assento com menos espuma chamado Solo Bobber (R$ 4.200); rodas de liga leve (R$ 5.800, mais 1.800 dos discos) deixam a moto com visual ainda mais imponente. O guidão alto e estreito Chilezed (R$ 2.400, mais R$ 1.400 para instalação de cabos) ainda oferece a postura chopper. Também possível instalar um bolso de couro na balança lateral, a tampa de embreagem Black Fin (R$ 950) e o farol estilo Bullet (R$ 3.900).
A Honda ainda é tímida nesse quesito. Somente a aventureira VFR 1200 X Crosstourer, cotada a R$ 76.979, oferece pacote de acessórios extenso, composto por malas laterais, top case, cavalete central, parabrisa estendido, protetor de carenagem, kit de malas laterais, bolsa interna e top box. O preço do conjunto todo é salgado: R$ 12.000, mas os itens podem ser vendidos separadamente.
Cicero Lima é especialista em motocicletas e motociclistas
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