Honda CBR 650F, R$ 30.690, é esportiva na dose certa para iniciantes
A nova moda entre as fabricantes de motocicletas é oferecer produtos de alto desempenho, porém com perfil mais amigável. São modelos de média e alta capacidade cúbica que atendem a todo tipo de piloto, do novato ao mais experiente, e cujo objetivo é agradar o maior número possível de consumidores.
Uma das máquinas com esse perfil é a Honda CBR 650F, nova sport-touring que já está à venda no Brasil por R$ 30.690 -- com sistema ABS (antitravamento) nos freios, o preço sobe a R$ 32.890. Produzida em Manaus (AM), a moto é fácil e divertida de pilotar, e chega até a se assemelhar com a superesportiva 600RR. No entanto, basta um olhar mais clínico para perceber suas características mais "dóceis", como o banco único e o garfo telescópico convencional.
Apesar de este lançamento ter aposentado a CBR 600F, a Honda insiste que não se trata de uma "substituição". E tem razão, em partes. O projeto atual deu continuidade à proposta visual da antecessora, mas é mais bem resolvido esteticamente e não compartilha nenhum componente. As carenagens laterais estão com linhas mais angulosas e agressivas, trazendo partes de plástico com textura que imitam fibra de carbono.
"SEMIESPORTIVA"
Por apresentar temperamento mais manso que sua antecessora, a CBR 650F perdeu alguns cavalos de potência: o motor, um tetracilíndrico em linha, produz 87 cv e 6,4 kgfm de torque, e entrega força com aceleração suave e picos entre 4.000 e 6.000 rpm. Números à parte, a verdade é que o conta-giros precisa passar dos 7.000 giros para que a máquina mostre seu potencial. Em resumo, é um propulsor divertido de explorar, pois apresenta faixas diferentes de desempenho, mas que deixará decepcionado quem quiser desempenho imediato para acelerar em circuito fechado -- aqui, vale lembrar que ela não é uma superesportiva; o "F" vem do inglês “fun” (diversão).
A caixa de câmbio, com seis marchas, mostrou-se bastante suave, e não é preciso abusar muito das trocas: o bom torque em baixos e médios regimes permite rodar a 50 km/h em sexta marcha, sem que a motocicleta engasgue ou peça redução. Só não espere fôlego nestas condições para uma ultrapassagem. O consumo de combustível também foi bom: durante a avaliação, que mesclou trechos urbanos e de rodovias, o painel registrou 15,4 km/l de gasolina, marca razoável para um motor de quatro cilindros e 650 cc.
Para conseguir equilibrar a distribuição de peso, o motor foi integrado ao chassi de dupla viga de aço com subquadro de alumínio parafusado. A CBR 650F também vem equipada com semiguidões que, aliadas ao posicionamento recuado das pedaleiras, oferecem posição de pilotagem quase esportiva (costas levemente curvadas à frente). O assento possui espuma macia e tecido antideslizante, mas pode causar incômodo se o piloto permanece sentado ali por muito tempo.
A unidade testada não contava com ABS e, por isso, pesava 195 quilos a seco, dois a menos que a outra versão. O sistema de freios é formado por dois discos dianteiros de 320 mm e um traseiro de 240 mm. Há boa sensibilidade no manete e o conjunto opera de forma progressiva. É mais um indício de que a CBR 650F é uma motocicleta com esportividade na medida certa para iniciantes.
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