Veja oito dicas para que motociclistas evitem atropelamentos
![Estar atento ajuda a evitar atropelamentos que podem ferir pedestres e motociclistas - Arthur Caldeira/Infomoto](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/2014/09/26/moto-pedestre-escola-1411747485887_615x300.png)
Momentos de reflexão sobre segurança no trânsito e mobilidade -- como a "Semana da Mobilidade", o "Dia Mundial sem Carro" e a "Semana Nacional do Trânsito", eventos praticamente simultâneos em setembro e já encerrados -- tentam conscientizar os atores do trânsito sobre convivência e respeito ao outro. Mas além da melhorar a relação mútua, motoristas de automóveis, ônibus e caminhões, motociclistas e pessoas que andam de bike devem aprender a proteger e dar prioridade ao pedestre.
Ao contrário da abordagem simplista dada apenas à importância da faixa de segurança e semáforos, a Semana Nacional de Trânsito deste ano (ocorrida de 18 e 25 de setembro) tentou reforçar o conceito de segurança dos mais vulneráveis, assunto previsto em lei.
"Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres", aponta o artigo 29, XII, parágrafo 2º do CBT (Código de Trânsito Brasileiro). Resumindo, os veículos maiores têm de zelar pela segurança dos veículos menores. E todos devem dar prioridade à segurança do pedestre.
Não é por menos: no primeiro semestre de 2014, 370 pedestres se viram envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil a cada dia, segundo dados da Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT no país. E as estatísticas, embora imprecisas, são alarmantes. Em 2011, das 43.256 mortes no trânsito, 11.805 vítimas fatais eram pedestres -- quase 1/3 do total.
"Os pedestres são os mais vulneráveis no trânsito. Os demais atores têm lataria ou equipamentos e dispositivos de segurança que ajudam na proteção em caso de um acidente", afirma o diretor-presidente da Seguradora Líder, Ricardo Xavier.
NÚMEROS ALARMANTESAs provas de que os pedestres são os mais sujeitos a falecerem em decorrência de um acidente são, de novo, as estatísticas. Das indenizações pagas por morte pelo DPVAT entre janeiro e junho deste ano, 31% foram destinadas a acidentes envolvendo pedestres.
"No primeiro semestre, realizamos o pagamento de 7.806 indenizações por morte para família de pedestre, uma média de 43 óbitos por dia", alerta Xavier.
Ainda de acordo com o DPVAT, o veículo que mais vitimou pedestres em 2014 foi o automóvel: 58% dos pedestres que morreram no trânsito foram atropelados por este tipo de veículo. As motocicletas, porém, também têm seu papel nefasto: foram as que mais deixaram sequelas irreversíveis em pedestres, com 49% dos casos de indenizações de invalidez permanente em decorrência de atropelamentos. Vale ressaltar: um atropelamento envolvendo motocicleta geralmente traz sérias consequências também ao motociclista.
COMO EVITAR
Além de ter o pedestre como prioridade, motoristas e motociclistas devem prestar atenção e tomar diversos cuidados para evitar um atropelamento. Assim, a Infomoto vai, agora, dar indicações a quem se movimenta sobre duas rodas.
"A primeira dica é manter o farol aceso mesmo de dia para que o pedestre possa visualizar a motocicleta à distância e com mais facilidade", Renato Matsuda, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).
Fabricantes também podem facilitar o processo com dispositivos automáticos. É o caso das luzes diurnas em carros e, nas motos, do sistema que acende o farol automaticamente ao se girar a chave de ignição, existente nas motos da Honda.
Com experiência de quatro anos e meio de aulas de pilotagem para diversos órgãos públicos e autoridades, como o Samu, Corpo de Bombeiros e motociclistas das polícias Militares e Rodoviárias, Matsuda tem dicas simples para respeitar o pedestre e evitar acidentes:
1. Seja visto
2. Reduza a velocidade
3. Saiba frear
4. Evite o ponto cego
5. Ônibus e caminhões
6. No corredor entre os carros
7. O perigo do celular
8. Locais críticos
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