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Setor de motos viu novo recorde e chegada de modelos maiores em 2011

Da Infomoto

28/12/2011 19h50Atualizada em 29/12/2011 14h45

Marcado pelo otimismo, 2011 foi um bom ano para o setor de motocicletas e ainda melhor para os motociclistas brasileiros. Com base nos emplacamentos, as vendas de motos devem superar as de 2008 -- até então o melhor resultado da história -- e chegar bem perto da marca de dois milhões de unidades. Claro que as motos mais populares e de baixa capacidade cúbica ainda dominam o ranking, mas no decorrer do ano os motociclistas que têm nos veículos de duas rodas um hobby ganharam muitas opções em motos maiores.

Fabricantes de modelos premium voltaram com força total ao Brasil, caso da Harley-Davidson, ou decidiram fincar de vez seus pés no país, como aconteceu com a MV Agusta em parceria com a Dafra. Além disso, a BMW ampliou a lista de modelos montados em Manaus e, consequentemente, reduziu os preços. Isso sem citar a ofensiva da Honda, líder de mercado, para conquistar a liderança também em motos de alta cilindrada: lançou novos modelos e criou uma rede de concessionárias especializada em motos acima de 600 cc.

A marca japonesa também lidera o "ranking do mal": na lista de motocicletas mais roubadas e furtadas do ano, oito modelos (incluindo o número 1) são da Honda.

No campo político, o destaque (negativo, em nossa opinião) veio da tentativa da Assembleia Legislativa de São Paulo de vetar o uso da garupa no Estado. O rebuliço durou quase um mês. Em novembro, a casa aprovou o projeto de Lei 485, do deputado Jooji Hato (PMDB), que proibia o uso da garupa em motocicletas nos dias úteis em cidades com mais de um milhão de habitantes, sob o argumento de que muitos crimes seriam praticados por marginais circulando em motos. Nas semanas seguintes, a medida causou polêmica e foi apontada como inconstitucional, até ser vetada pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro.

Nesta retrospectiva, a agência Infomoto mostra o que cada marca fez ou lançou no mercado brasileiro de motocicletas neste último ano. Olhe no retrovisor, mas não perca a atenção do que vem à frente, porque 2012 promete muitas novidades. Feliz Ano Novo aos motociclistas! (por Arthur Caldeira)