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Conceito BMW dá pistas de como será o scooter da marca alemã

O Concept C deverá ter motor de dois cilindros paralelos e câmeras ao invés de retrovisores - Divulgação
O Concept C deverá ter motor de dois cilindros paralelos e câmeras ao invés de retrovisores Imagem: Divulgação

Da Infomoto

12/01/2011 17h09

Apesar de ter sido apresentado como um conceito no Salão de Milão 2010, realizado em novembro, o BWM Concept C apontou um novo nicho de mercado no qual a marca alemã pretende entrar: o de maxi scooters. Há tempos circulam rumores de que a BMW, pensando no futuro da mobilidade, pretende investir em um veículo de locomoção urbana (urban commuter). E nada melhor para encarnar esse conceito que um scooter do futuro. Por isso não falta tecnologia embarcada e design inovador nesse conceito alemão.

Feito para cruzar as grandes metrópoles e também estradas, o Concept C tem um propulsor com dois cilindros paralelos e o câmbio é do tipo CVT. Dados de desempenho e cilindrada não foram divulgados, mas a marca afirmou que não descarta a possibilidade de fabricar uma versão elétrica. O principal objetivo do modelo é conciliar a pilotagem e a agilidade de uma motocicleta com o conforto de um scooter.

O espaçoso banco em dois níveis tem costuras azuis combinando com os singulares pneus. Se o assento é de scooter os freios são de fazer inveja até mesmo para motocicletas esportivas. Na dianteira, um duplo disco com pinças radiais de seis pistões, enquanto na traseira um disco simples trabalha em conjunto com uma pinça também de seis pistões. Se isto não bastasse, o scooter ainda conta com um moderno sistema de ABS (anti-bloqueio).


NOVAS SOLUÇÕES
Uma das mais importantes características da BWM é a inovação. Quando a marca finalmente lançou sua primeira super esportiva de quatro cilindros, a S 1000 RR, as demais motos do segmento ficaram para trás. A esportiva superou as demais em potência e tecnologia. Logo já era esperado que um maxi scooter da marca não nascesse para ser ‘apenas mais um’ entre as diversas opções do segmento.

Os mais detalhistas vão reparar que o scooter não tem espelhos retrovisores. Em seu lugar foram instalados dois monitores de LCD que mostram imagens captadas por câmeras na parte traseira do modelo conceito. O painel, além de mostrar informações do computador de bordo, funciona como navegador GPS. Os faróis usam LEDs. A suspensão traseira é do tipo monolever e faz conjunto com a suspensão dianteira invertida (upside-down).

Mais que um simples devaneio de design, o Concept C realmente deverá se tornar realidade em breve -- a imprensa estrangeira aposta que a BMW já mostre a versão definitiva para 2012. O objetivo da marca bávara é atrair consumidores de motos, scooters e até aqueles que buscam um meio de transporte ecologicamente correto. Com o avanço da tecnologia e dos materiais, como fibra de carbono e titânio, não é de se duvidar que no futuro as motos sejam ainda melhores do que as imaginamos hoje. E a versão de série do Scooter BMW pode ser ainda mais inovadora. (por Lucas Rizzollo)