O segmento de motos street de até 150 cilindradas é o maior e mais concorrido do Brasil. Hoje, essas motos de baixa cilindrada representam mais de 80% do total de unidades vendidas por aqui. Entre tantos modelos pasteurizados em forma e conteúdo, a Traxx Joto JH125 pode ser uma opção para quem quer fugir do lugar comum.
Importado da China, o modelo desembarca no Brasil apresentando alguns diferenciais se comparado à concorrência: suspensão traseira monoamortecida, semicarenagem que envolve o conjunto óptico, semiguidões, freio a disco na dianteira e rodas de liga-leve. O preço sugerido é outro atrativo: R$ 5.399.
Com relação ao desenho, a Joto 125 da Traxx é uma salada de tendências registradas em outras motos: lanterna integrada à rabeta como na Honda CG, semiguidões e o escape esportivo muito semelhantes ao utilizado na Suzuki GS 500... Falando em Suzuki, o pára-lama é parecido com o da Yes 125. Já a semicarenagem lembra a usada pela Honda NX4 Falcon. O que não dá para entender é a instalação de um amperímetro no painel de instrumentos, em vez de um marcador de combustível. Coisas do mercado asiático. A Traxx é subsidiária da fábrica de motocicletas chinesa Jialing, como mostram os adesivos no modelo cedido para teste.
FICHA TÉCNICA |
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Motor - OHC, quatro tempos, arrefecido a |
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ar |
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Cilindrada |
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- 133 |
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cm³ |
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Potência |
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- 13,1 cv a 8.000 |
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rpm |
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Torque |
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- 1,07 kgfm a 6.500 |
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rpm |
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Alimentação |
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Carburador |
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Taxa |
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de compressão - |
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9,8:1 |
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Partida |
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- Elétrica/ |
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pedal |
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Câmbio |
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- 5 |
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velocidades |
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Transmissão |
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final - |
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Corrente |
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Tanque |
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- 14 |
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litros |
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Suspensão |
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- Dianteira garfo telescópico, com 135 mm de curso; traseira monoamortecida, com 90 mm de |
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curso |
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Freios |
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- Dianteiro disco simples; traseiro |
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tambor |
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Pneus |
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- Dianteiro 3.00 - 18 - 6 PR; traseiro 3.25 - 18 - 6 |
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PR |
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Dimensões |
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- 2.080 mm (comprimento); 740 (largura); 1.040 mm (altura) |
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Altura mínima do solo - 150 |
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mm |
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Peso |
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seco - 120 |
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kg |
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Cores |
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- Azul, prata, preto e |
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vermelho |
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Preço |
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- R$ 5.399 |
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Traxx Joto 125 |
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MOTORIZAÇÃO
Mas, na prática, como é pilotar a Jialing/Traxx JH125? A chinesinha está equipada com motor OHC, quatro tempos, arrefecido a ar com 133 cm³ de capacidade. O propulsor gera potência máxima de 13,1 cavalos a 8.000 rpm e o torque máximo de 1,07 kgfm a 6.500 rpm. O propulsor monociclíndrico tem bom rendimento -- porém, quando chega aos 8.000 giros, o conjunto vibra demais, chegando a incomodar os pés do piloto, além de fazer barulho excessivo.
O câmbio de cinco marchas também merece mais atenção por parte da Traxx. Com engates não muito precisos, são necessárias várias tentativas para se colocar o câmbio no neutro nas paradas de semáforos.
CICLÍSTICA E ERGONOMIA
O conjunto de suspensão da unidade avaliada estava muito macio. Ele não absorve, e sim copiava, os solavancos e impactos com o solo. Uma grata surpresa é que a Joto está calçada com pneus Pirelli City Demon, em vez dos pneus chineses que costumam equipar as motos vindas do gigante asiático. Já os freios -- disco na dianteira, com o acionamento hidráulico, e tambor traseiro -- são "borrachudos", ou seja, demoram muito para entrar em operação.
Um ponto positivo para o modelo Jialing importado pela Traxx é a ergonomia. O piloto que tenha em torno de 1,70 metro fica bem posicionado e roda com certo conforto. Já o painel de instrumentos não oferece boa visualização, pois o fundo branco "briga" com a moldura prata. Mas há várias informações: velocímetro, hodômetro parcial e total, rpm e indicador de marchas. (por Aldo Tizzani)
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