Topo

Roubos e furtos de SUVs disparam em SP; veja preferidos dos ladrões em 2022

Na mira dos bandidos: VW T-Cross é um dos SUVs 0 km mais vendidos e também está entre os utilitários esportivos mais visados - Murilo Góes/UOL
Na mira dos bandidos: VW T-Cross é um dos SUVs 0 km mais vendidos e também está entre os utilitários esportivos mais visados Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/04/2022 04h00Atualizada em 18/04/2022 11h14

Categoria de automóveis que mais cresce na preferência dos consumidores, os SUVs tiveram uma disparada na quantidade de roubos ou furtos no Estado de São Paulo em 2022.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, houve 1.190 ocorrências do tipo, contra 753 no mesmo período de 2021 - quando as restrições de circulação devido à pandemia eram muito maiores do que atualmente. O aumento na quantidade de casos foi de 58%.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em informações atribuídas à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia listou os dez SUVs mais furtados ou roubados no primeiro bimestre, que é o dado mais recente disponível atualmente.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, no caso específico dos utilitários esportivos, os exemplares com cinco a dez anos de fabricação são os mais visados, responsáveis por 33,7% do total de roubos ou furtos no período.

Em seguida, vêm os SUVs com dois a cinco anos de idade (31,7%).

Essa preferência por veículos mais novos, quando se trata de utilitários esportivos, contrasta com a idade média ao se levar em conta todos os tipos de carroceria: aí, predominam modelos de entrada e com mais de cinco anos de uso.

"Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto", explica.

Os 10 SUVs mais roubados e furtados em 2022

  • Murilo Góes/UOL

    Ford EcoSport

    125 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Honda HR-V

    112 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Jeep Renegade

    89 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen T-Cross

    84 unidades roubadas ou furtadas

  • Marcos Camargo/UOL

    Hyundai Creta

    80 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Hyundai Tucson

    76 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Jeep Compass

    61 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Renault Duster

    60 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Nissan Kicks

    50 unidades roubadas ou furtadas

  • Simon Plestenjak/UOL

    Volkswagen Nivus

    40 unidades roubadas ou furtadas

Fonte: Ituran, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo