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Até 17 km/l: Inmetro divulga os carros flex mais econômicos em 2023

Veja abaixo os 10 carros flex mais econômicos em 2023 no Brasil - Shutterstock
Veja abaixo os 10 carros flex mais econômicos em 2023 no Brasil Imagem: Shutterstock

Alessandro Reis, do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2023 15h52Atualizada em 31/01/2023 19h31

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar a lista com o consumo de combustível de veículos comercializados em 2023 no Brasil.

Nessa atualização, o ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) traz as médias de 747 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 35 montadoras diferentes.

O PBEV completa 15 anos em 2023 e a nova lista inclui desde lançamentos recentes até veículos já comercializados no ano passado - cuja motorização passou por alterações para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

A tabela, cujo conteúdo completo será divulgado amanhã (1º) no site do Inmetro, também traz alguns lançamentos recentes, como a nova geração da picape Chevrolet Montana, o elétrico Peugeot E-2008 e a volta da marca McLaren ao PBEV, com o super esportivo Artura, híbrido plug-in.

Em comparação com a tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km. Também houve redução de aproximadamente 2% nos SUV compactos, com queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no programa" Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Inmetro

Confira abaixo a relação atualizada dos carros flex com menor consumo em MJ/km do Brasil, sem considerar veículos híbridos ou elétricos. A lista foi obtida com exclusividade por UOL Carros.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

  • O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui
  • Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover
  • Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel
  • A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes

Metodologia reduz autonomia de elétricos em 30%

Outra novidade do PBEV para 2023 é a nova apresentação do consumo de veículos elétricos, o que reflete diretamente na respectiva autonomia.

Os dados de eficiência energética dos carros e utilitários elétricos mantêm a metodologia definida pela EPA (Environmental Protection Agency), que utiliza a mesma norma SAE, já referendada junto às montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020.

Esta metodologia prevê um fator de correção de 30% nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos, com o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso.

"Não há mudança no método de ensaio, mas sim uma novidade na apresentação da informação para o consumidor, que passa a ver, na tabela, a autonomia do veículo em distância percorrida, e não a conversão em km/l, como era feito anteriormente. Esse formato acompanha a evolução do mercado de carros elétricos e vem sendo discutido com toda a indústria há alguns anos - tendo passado, inclusive, por consulta pública em 2020", comenta Souza.

Os ensaios são baseados na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).

Desde a publicação da Portaria Inmetro 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l), que são apresentados como autonomia real, através da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 28% em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório.

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Os 10 carros flex com menor consumo em 2023

  • Divulgação

    Renault Kwid

    Versão Zen ou Intense

    Nota B
    Consumo energético - 1,36 MJ/km

    Consumo cidade - 10,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 15,3 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 15,7 km/l (gasolina)

  • Pedro Bicudo/Divulgação

    Peugeot 208

    Versão Like Manual

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,37 MJ/km

    Consumo cidade - 10,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11,3 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 14,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 16,3 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Chevrolet Onix Plus

    Versão 1.0 LT Manual

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
    Nota B
    Consumo energético - 1,40 MJ/km

    Consumo cidade - 9,5 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 12,4 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 13,6 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 17,5 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Volkswagen Polo

    Versão TSI Manual

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
    Nota B
    Consumo energético - 1,42 MJ/km

    Consumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 14 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 16,4 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Fiat Cronos

    Versão Drive 1.0

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,42 MJ/km

    Consumo cidade - 9,9 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11,4 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 14 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 16,1 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Fiat Mobi

    Versão Easy

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,44 MJ/km

    Consumo cidade - 9,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 14,2 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 15,5 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Chevrolet Onix Plus

    Versão 1.0 Turbo Manual

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 6 marchas
    Nota B
    Consumo energético - 1,44 MJ/km

    Consumo cidade - 9,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 13,4 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 16,9 km/l (gasolina)

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Onix

    Versão 1.0 Manual

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
    Nota B
    Consumo energético - 1,45 MJ/km

    Consumo cidade - 9,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 11,6 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 13,3 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 16,6 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Volkswagen Voyage

    Versão MPI

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,47 MJ/km

    Consumo cidade - 9,5 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,9 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 13,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 15,6 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Renault Sandero

    Versão S Edition

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,48 MJ/km

    Consumo cidade - 10 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 13,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)

Fonte: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)