Topo

Moto estradeira é nova moda do mercado; conheça os destaques

Da Infomoto

18/10/2015 08h00

A edição deste ano do Salão Duas Rodas, realizada entre os últimos dias 7 e 12 de outubro, revelou uma tendência já verificada nos salões europeus: grande quantidade de novas motos destinadas ao turismo. Quem observou estandes de fabricantes notou o lançamento de modelos equipados com motores potentes, mas com suspensões de longo curso e até mesmo visual aventureiro.

Marcas como BMW, Ducati e MV Agusta se ligaram que muitos motociclistas buscam motos mais esportivas e bonitas do que bigtrails, mas também não querem tradicionais sport-touring com carenagens enormes e que parecem motos de pista.

Essa nova demanda de consumidores acabou criando uma nova categoria: esportivas aventureiras, as estradeiras. São motos que entregam o conforto da posição de pilotagem ereta sem abrir mão da esportividade do motor. Na parte ciclística, elas contam com suspensões para enfrentar estradas secundárias que podem ter buracos, valetas ou lombadas, mas passam longe da terra. Conheça os principais modelos desse novo segmento.

As principais estradeiras do Brasil

  • Doni Castilho/Infomoto

    BMW S 1000 XR

    A receita alemã para agradar a esse consumidor é a S 1000 XR. Montada em Manaus, a moto compartilha o motor de quatro cilindros da superesportiva S 1000 RR, porém amansado: em vez de 200 cv, são 160 cv. Ela traz suspensões de longo curso e posição de pilotagem mais ereta. O modelo ainda conta com preparação para GPS, aquecimento de manoplas, suporte de malas laterais e assistente de troca de marchas -- itens que proporcionam mais conforto em longas viagens. A XR custa R$ 68.900.

  • Doni Castilho/Infomoto

    Ducati Multistrada 1200 DVT

    A Ducati apresentou uma nova versão da Multistrada 1200 equipada com guidão mais largo e maior curso de suspensão, além de motor mais potente. Segundo a fabricante, o modelo é feito para quem gosta de se divertir com curvas, mas não abre mão de encarar estradas. Para isso, a moto oferece diferentes modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS, piloto automático, assento com regulagem de altura e faróis de LED. Seu motor de dois cilindros tem 160 cavalos. Completa o conjunto malas laterais, parabrisa elevado, protetores de mão e tanque de combustível de até 20 litros. Ela chega em 2016 e o preço ainda não foi definido.

  • Doni Castilho/Infomoto

    MV Agusta Turismo Veloce

    Conhecida pelas superesportivas, a MV Agusta mostrou a Turismo Veloce, primeira sport-touring da marca. Apesar da nomenclatura, o modelo tem suspensões de curso longo e o mesmo porte de outras "estradeiras", as aventureiras esportivas. Equipada com motor de três cilindros, 798 cc e 115 cavalos, a Turismo Veloce tem malas laterais de série e tanque com 16 litros de capacidade. Ainda por cima oferece poderoso sistema de freios com ABS e RLM (sistema que impede a roda traseira de levantar durante a frenagem). Começa a ser ser vendida no início de 2016, mas também não tem preço definido.

  • Doni Castilho/Infomoto

    Yamaha MT-09 Tracer

    Entre as japonesas, a Yamaha mostrou estar "antenada" a essa tendência e mostrou a MT-09 Tracer. O modelo, de R$ 45.990, oferece a esportividade do motor de três cilindros (847 cc e 115 cv) embalado em um visual arrojado e suspensões de curso mais longo que a versão standard da MT-09. A Tracer ainda traz parabrisa e banco bipartido para aumentar o conforto. Segundo Marcio Hegenberg, diretor comercial da Yamaha Brasil, ela é o "SUV das motos". Ou seja, assim como nos carros, tem esportividade e versatilidade para encarar as estradas e agradar aos motociclistas que se aventuram no asfalto.