Topo

Motoesporte

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corridas de longa duração: o bom exemplo da R3 Horas

R3 Horas em Curvelo, MG. - Lz photos/divulgação
R3 Horas em Curvelo, MG. Imagem: Lz photos/divulgação

Colunista do Uol

01/03/2022 08h59

Mais de 130 pilotos em 36 motos idênticas fizeram a festa no final de semana retrasado na pista de Curvelo, MG, disputando uma corrida de longa duração, a R3Horas, que na verdade durou 3 horas e 21 minutos, alusão à capacidade cúbica das motos usadas, as Yamaha YZF-R3.

É a segunda vez que esta competição acontece; no ano passado a R3 Horas foi na pista de Goiânia, e também foi um sucesso, atraindo muitos inscritos e dando a chance à pilotos de diferentes experiências - profissionais consagrados, iniciantes, veteranos e inclusive celebridades - de participar de uma competição.

R3 Horas em Curvelo, MG - Lz photos/divulgação - Lz photos/divulgação
R3 Horas em Curvelo, MG.
Imagem: Lz photos/divulgação

Nos anos 1970 as corridas de longa duração, também chamadas de Endurance, eram as que mais atraiam de fãs a Interlagos, SP, palco preferencial destas disputas que duravam 24 horas. A receita era, em parte, a mesma desta R3 Horas: pilotos amadores e profissionais, tudo junto e misturado, mas quanto às motos, havia uma infinidade de modelos, das mais potentes e sofisticadas até realizações "de fundo de garagem".

Em um país como o Brasil, no qual o motociclismo só sobrevive à base de muita paixão, investimentos pontuais e uma esmagadora maioria de pilotos abnegados, sem grandes recursos financeiros, a fórmula das corridas de longa duração como esta R3 Horas me parece ideal.

Pilotos temos de sobra, mas motos são caras. A Endurance é uma categoria que reparte custos, mais democrática, que abre portas a mais gente, boa até mesmo para a turminha dos track days ganhar experiência. Excelente para tirar das rodovias os insanos que nos finais de semana põe em risco a vida, deles e dos usuários da via pública.

Numa corrida de longa duração são os que estabelecem a melhor estratégia os vencedores e, em geral, os mais rápidos e arrojados ficam pelo caminho. E a duração do evento permite criar diversão para muitos, há tempo para, no meio da disputa, dar ao público outras distrações no espaço como shows, parquinhos para crianças, experimentação de produtos e o que mais quiserem inventar.

A largada estilo Le Mans - motos paradas de um lado da pista e pilotos alinhados do outro, que atravessam a pista correndo para largar -, é um charme suplementar deste tipo de corridas. Como mostrou a R3 Horas este ano e no ano passado, a categoria Endurance é uma boa fórmula para dar aos fãs e profissionais do motociclismo nacional um excelente "Plano B" que tem tudo para virar um "Plano A", como nos anos 1970.