Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

SUV do Uno? Imagens vazadas mostram projeto de novo crossover da Fiat

Talvez você já tenha ouvido falar no Fiat Panda, um compacto bem popular e divertido no mercado europeu - e que pode ser chamado de 'irmão' do nosso Fiat Uno. A novidade é que a montadora italiana pretende dar uma renovada no compacto, que passaria a ser um crossover elétrico voltado a diversos mercados - podendo até mesmo parar no Brasil.

A Fiat deve usar a plataforma Smart Car, a mesma do Citroën ë-C3, para multiplicar a vida do carro pelo mundo. Segundo o site italiano Alvolante.it, o novo veículo será produzido na Sérvia, para o mercado europeu, e na América do Sul, para o resto do mundo. O modelo é considerado uma resposta de baixo custo aos elétricos 'baratos' produzidos por rivais chineses.

As imagens vazadas mostram que o carro será bem diferente da geração atual do Panda, que é parecida com um Fiat Uno brasileiro. Podemos ver um veículo sem grade frontal, o que indica o 100% a bateria. O farol é composto por LED que passa de um lado ao outro da grade. Na parte inferior tem um aplique em cinza e o visual é minimalista.

Imagem
Imagem: Reprodução

A traseira é moderna, com uma lanterna quadrada em LED. Como se trata de um protótipo, ainda não dá para ter muita certeza sobre o seu visual final.

Como a Stellantis compartilha seus conjuntos entre diversas marcas dentro do grupo, é provável que o Panda europeu tenha números próximos ao ë-C3, como 320 km de autonomia, 113 cv de potência e carregamento rápido de 20-80% em 26 minutos. Entretanto, vale destacar que a plataforma Smart Car da Stellantis também foi projetada para acomodar motores a combustão.

O lançamento global do novo Panda está marcado para acontecer no dia 11 de julho de 2024. Será que essa condição abre a chance para um modelo brasileiro flex? Eu apostaria que sim.

Para o mercado nacional, a Stellantis poderá aplicar desde um 1.0 Firefly de 75 cv, um 1.3 de 107 cv ou até mesmo o motor T200 de 130 cv. Tudo vai depender de como a empresa italiana posicionar o carro nas divisões de entrada do seu portfólio.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade

*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.