Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

VW Polo 2023 é mistura entre o europeu e o brasileiro. Preço cai R$ 7 mil

Colunista do UOL

19/09/2022 10h53Atualizada em 19/09/2022 12h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que mudou? Observe bem pelas imagens do lado de fora. Vai provocar você, dono de Polo 200 TSi, pela troca do 170? A análise tem que ser direta. O carro evoluiu em termos economia, emissões pela propulsão, design frontal e melhor acabamento interno.

O novo VW Polo TSi 1.0 chega mais rico pelo VWPlay e, com opção de câmbio manual aliado a um motor turbo de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Essa vai dar o que falar para saudade do Up!

O Polo é uma solução doméstica com frente europeia, assinatura nova e traseira brasileira. Os pára-choques ficaram bem legais e trouxeram harmonia ao projeto, principalmente na frente, de maior novidade externa.

O lance foi gastar menos, deixar o Polo mais barato e por isso, veja as lanternas do modelo anterior mantidas atrás. Com relação aos preços, o hatch ficou R$ 7 mil mais barato e, agora parte de R$ 82.990. Os faróis de LED são para todas as versões, MPi, TSi, Comfort e Highline.

O novo VW Polo ficou mais expressivo. O painel com novo aplique frontal ficou mais suave. Tecido nas portas da frente vai silenciar parte da crítica e o redesenho dos bancos de nova arquitetura com apoio de cabeça integrado e me agradou.

Ainda sobre o lado de dentro, o Volks play ganhou mais apps e carregador de indução para o Highline. A central multimídia tem 10,25 polegadas. Botão de partida no completo e chave de presença.

As rodas do novo VW Polo são 16 polegadas para o topo da gama e aro 15 para o Comfort e demais versões (calotas para o MPi). Sai de cena o aro 17. Freio a disco na dianteira e tambor na traseira empobrece o sistema mas a VW sustenta a eficiência de frenagem. O Kit black vai valorizar o modelo de entrada mas serve para a turma toda.

Preços e versões:

+ MPI - R$ 82.990
+ TSI - R$ 92.990
+ Comfortline - R$ 102.990
+ Highline - R$ 109.990