Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Prefeitura de SP libera circulação de motos acima de 500 cc nas marginais

Motos grandes, ou seja, acima de 500 cc agora poderão circular nas vias expressas das marginais Pinheiros e Tietê aos finais de semana e feriados - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
Motos grandes, ou seja, acima de 500 cc agora poderão circular nas vias expressas das marginais Pinheiros e Tietê aos finais de semana e feriados Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

21/12/2021 09h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Prefeitura de São Paulo autorizou a circulação de motos acima de 500 cc nas pistas expressas das Marginais Tietê e Pinheiros aos finais de semana e feriados. A portaria, publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, em 17 de dezembro, afirma que a autorização tem caráter experimental e vale até 13 de junho de 2022.

Desde 2019, as motos de qualquer capacidade cúbica são proibidas de rodar nas pistas expressas da Marginal Pinheiros e da Tietê. Com a portaria, apenas as motocicletas com mais de 500 cc podem circular nas vias das 6h de sábado às 20h de domingo e, nos feriados, das 6h às 20h. As motos menores, portanto, ainda continuam proibidas de circular nas pistas expressas e estão sujeitas à multa.

A medida, assinada pelo Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, considera que aos sábados, domingos e feriados há redução no fluxo de veículos na pista expressa da Marginal Tietê e Pinheiros e atende "o desejo dos condutores de motocicletas se manterem na pista expressa para facilitar o acesso às principais rodovias da cidade".

Trechos liberados para motos acima de 500 cc

O primeiro artigo da portaria nº 060 da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), autoriza a circulação de motocicletas acima de 500 (quinhentas) cilindradas na pista expressa das marginais nos seguintes trechos:

- Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e até 300 metros antes da Ponte Fepasa;

- Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna: da saída da Rod. Pres. Castello Branco até o acesso da Ponte Attílio Fontana (Rod. Anhanguera); da saída da Rod. dos Bandeirantes até acesso da Ponte Pres. Dutra (saída para Rod. Fernão Dias).

- Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, entre Ponte Dep. Ricardo Izar (Tatuapé) até acesso à Rod. dos Bandeirantes.

A SMT afirma ainda que, em conjunto com a CET, irá avaliar os impactos da circulação de motocicletas, elaborando relatório, propondo a continuidade, cancelamento ou alteração das medidas adotadas. Mas alerta que "a portaria poderá ser revogada antecipadamente pelo Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, caso sejam verificados prejuízos às condições de circulação ou de segurança."