Honda PCX surge com motor de 160 cc no Japão e deve vir ao Brasil; conheça
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A Honda apresentou nesta semana uma nova geração da scooter PCX no Japão. Segundo a fábrica japonesa, além do design, quadro, rodas, suspensões e freios foram reformulados. Entre as novidades, porém, o que chamou a atenção foi o lançamento da PCX 160. Isso mesmo, uma nova PCX com motor de 160 cc.
O motor de um cilindro arrefecido a líquido foi totalmente redesenhado, de acordo com a marca. A capacidade cúbica aumentou de 149,3 cm³ para 156 cm³ e agora tem quatro válvulas. O novo comando deve privilegiar o bom desempenho em altos giros. O sistema idling stop que desliga o motor em paradas mais longas e o câmbio CVT foram mantidos.
Mas a ficha técnica já revela que o novo motor de 160 cc é mais potente. Passou de 13,2 cv na atual versão de 150 cc para 15,8 cv a 8.500 rpm. O torque também aumentou de 1,38 kgf.m a 5.000 giros para 1,5 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, o novo motor tem mais potência e torque.
Os números de desempenho não são uma boa notícia para sua principal rival, a Yamaha NMax 160 ABS, que chegou renovada recentemente ao Brasil, e tinha no motor mais forte, de 155 cm³ e 15,4 cv de potência, seu maior argumento de vendas. Mas a nova PCX 160 tem melhor desempenho.
Outra novidade foi a adoção do que a marca chama de Controle de Torque Selecionável Honda (HSTC) que é, na verdade, um controle de tração, tanto na PCX 125 como na PCX 160. O sistema recebe dados do sensor de velocidade das rodas dianteira e traseira e do sensor de posição do acelerador e limita a quantidade de injeção de combustível para controlar o torque do motor e evitar o deslizamento da roda traseira. Algo inédito nas scooters menores.
Design atualizado
Visualmente, é preciso prestar atenção para notar as diferenças entre a nova e a atual PCX 150, vendida no Brasil. O farol e a lanterna mudaram pouco, mas as carenagens estão com linhas mais angulosas e menos arredondadas do que a atual geração da scooter.
O painel também mudou. Ainda é totalmente digital, mas está maior e mais fácil de visualizar as informações. O assento ganhou tecido bicolor e um novo formato.
Vale destacar também o aumento da capacidade do compartimento sob o banco, que passou de 28 para 30 litros. Outra novidade bem-vinda é a adoção da entrada USB no porta-luvas, no lugar da ultrapassada tomada 12V. Dessa forma, não será preciso um adaptador para carregar o celular ou outro aparelho eletrônico. A Smart key, pelo menos na PCX "japonesa", tornou-se item de série em todas as versões.
Ciclística
O quadro underbone também foi redesenhado e melhorou sua rigidez, segundo a marca. Ganhou ainda coxins de borracha para reduzir as vibrações.
As rodas trazem um novo desenho para acomodar pneus mais largos - 110 / 70-14, na dianteira, e 130/70-13, na traseira. Outra mudança foi a adoção de uma roda de 13 polegadas atrás - seguindo a tendência inaugurada pela nova Honda ADV. Com isso, o curso dos dois amortecedores na traseira é mais longo. Mas as especificações completas do conjunto de suspensões não foram divulgadas.
Os freios a disco passaram a ser item de série nas duas rodas na nova PCX. Mas o sistema ABS continua atuando apenas na dianteira.
Vem para o Brasil?
No seu país de origem, a nova PCX será comercializada em três versões: a mais potente de 160 cc, uma versão de 125 cc, que também vai para a Europa; e outra híbrida, que tem um motor elétrico para auxiliar nas arrancadas e é vendida somente no Japão.
A nova Honda PCX 160 e as outras versões chegam às lojas japonesas em 28 de janeiro do próximo ano. A PCX 160 vai custar 407 mil ienes (cerca de R$ 20 mil).
Da mesma forma que a versão de 125 cc já foi confirmada para o continente europeu, tudo indica que a nova PCX 160 deverá vir ao Brasil. Afinal, somos um dos maiores mercados da scooter, que é líder de vendas do segmento no país.
Difícil precisar quando a nova PCX 160 será lançada no mercado nacional. Mas se tomarmos como base a atual geração, que foi mostrada no exterior em outubro de 2017 e chegou aqui em 2019, a PCX 160 deve pintar por aqui em 2022.
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