Topo

Doutor Multas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sinal vermelho: nova lei tem brecha para avançar o semáforo fechado

Sinal vermelho: Nova Lei de Trânsito criou exceção - Reprodução
Sinal vermelho: Nova Lei de Trânsito criou exceção Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

30/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É liberada a conversão à direita diante de sinal fechado, sempre que houver sinalização indicativa que permita essa conversão. Antes desta mudança na regra, a parada era obrigatória em qualquer situação.

E se eu cruzar um semáforo vermelho que não pode?

Avançar o sinal vermelho é uma infração de natureza gravíssima, gera multa de R$ 293,47 e custa sete pontos a menos na carteira de habilitação.

E de madrugada?

Não há nenhuma ressalva quanto à permissão para avançar o sinal em determinados horários. Ou seja, não há nenhuma determinação legal que libere a passagem dos veículos diante do sinal fechado.

Sinal amarelo também causa multa?

Muitos motoristas também ficam em dúvida se podem ou não avançar o sinal amarelo.

O Código de Trânsito não apresenta nada a respeito deste sinal como infração. Apesar disso, é importante ficar atento ao decidir avançar, já que o sinal pode mudar de amarelo para vermelho no instante em que o veículo estiver cruzando o semáforo.

A atitude mais prudente a ser adotada pelo condutor ao ver o sinal amarelo é reduzir a velocidade do veículo e parar assim que o sinal trocar.