Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ar-condicionado: 3 cuidados necessários com o que você respira no seu carro

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

12/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De quanto em quanto tempo é necessário higienizar o sistema de ar condicionado? Essa pergunta tem surgido demais nas minhas redes sociais desde que a pandemia de covid começou. Um monte de soluções apareceu no mercado e tem pessoas ganhando muito dinheiro com isso.

Mas hoje quero dar três alertas sobre a qualidade do ar que respiramos dentro de um carro com ar-condicionado.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O primeiro é sobre o recurso de recirculação de ar, de que já falei para vocês em outros vídeos e que, quando ligado, faz com que vocês deixem de trocar ar com o exterior do carro.

Isso é legal, por exemplo, em uma estrada de terra, já que evita que a poeira entre, mas não é um recurso para ser usado constantemente, pois respirar sempre o mesmo ar vai aumentando, gradativamente, o nível de gás carbônico e empobrecendo a qualidade do ar que estamos respirando.

O segundo é com relação ao filtro de cabine (o filtro do ar-condicionado), que também já comentei aqui com vocês em outros vídeos. Não dá para vacilar com ele.

Olhem aqui um filtro usado que uso nos workshops. Como uso sempre, já perdeu as sujeiras maiores, tipo as baratas (sim, o bicho inteiro, além de fezes de lagartixas e ratos, penas de pássaros e tantas outras coisas). Junto com ele está um filtro novo, branquinho.

Filtros de cabine do carro - Thais Roland/Coisa de Meninos Nada - Thais Roland/Coisa de Meninos Nada
Imagem: Thais Roland/Coisa de Meninos Nada

O recomendado é trocar esse filtro a cada seis meses, mas eu, particularmente, que sofro de problemas respiratórios, troco a cada quatro e me sinto mais confortável assim.

E o terceiro alerta é a respeito das higienizações. Já comentei sobre as higienizações que conseguimos fazer em casa, em outro vídeo, com aquelas latinhas que a gente compra em lojas de autopeças. É uma limpeza bem superficial, mas já é alguma coisa.

Existe uma gama de outras soluções no mercado que são, com toda certeza, mais eficazes do que isso, mas é preciso cuidado na hora de escolher o procedimento pra aplicar no seu carro.

Minha preocupação aqui é a popularização da higienização com ozônio. Temos que resgatar as aulas de ciências da escola e lembrar que uma molécula dele é composta por três átomos de oxigênio - que é oxidante.

Isso é muito relevante quando estamos jogando esse gás em um ambiente lotado de componentes eletrônicos. Já temos diversos casos de carros com problemas diagnosticados com origem em higienizações usando ozônio, então, fiquem alerta.

Agora quero que me contem nos comentários como andam os cuidados com o ar que vocês respiram dentro do carro de vocês.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.