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Start-stop: tudo que você queria saber, mas tinha medo de perguntar

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Colunista do UOL

22/02/2022 04h00

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Hoje em dia temos muitos carros andando pelas ruas com o sistema Start/Stop, o que também faz surgir as lendas urbanas ao redor da tecnologia. A ideia deste texto, então, é esclarecer muitas coisas sobre ele, com informações de peso da Bosch e da Fiat.

Começando pelo básico: o Start/Stop é um sistema que desliga e liga automaticamente o motor a combustão em situações em que o veículo permanece parado no trânsito, como por exemplo no semáforo.

O desligamento só é feito quando uma série de condições são atendidas, como estado de carga da bateria, temperatura do cofre do motor, etc.

Tratando-se de um veículo com transmissão manual, o motor a combustão será ligado quando a embreagem for pressionada. No caso de veículo automático, o motor passa a funcionar ao tirar o pé do pedal de freio.

Além disso, o motorista, em determinadas situações e conforme o seu desejo, tem total autonomia de inibir ou mesmo religar o sistema Start/Stop de forma bem simples e rápida.

Em 2014, o Uno foi primeiro veículo produzido no Brasil a ter o sistema de série na versão Evolution. O sistema Start/Stop que equipa este carro é basicamente o mesmo presente na Europa, com o diferencial de também funcionar em veículos flex.

Uma preocupação de donos de automóveis com esse sistema é com relação à bateria, mas tanto a Bosch quanto a Fiat asseguram que todos os componentes de desgaste do motor de partida foram alterados para suportar e têm durabilidade muito superior aos convencionais.

A Bosch explica ainda que a bateria também foi alterada para suportar um maior número de partidas, lembrando que são de baixo consumo de corrente, já que são partidas quentes.

Sobre a extinção do motor de arranque, a Bosch esclarece que hoje, na Europa, existem outros tipos de sistema que combinam a função Start/Stop, como o Boost Recovery Machine (BRM) da Bosch. Este tipo de sistema, em alguns casos, pode eliminar o motor de arranque e fazer a partida diretamente pela correia.

O mercado de reposição conta com baterias diferenciadas para aplicação em veículos com grande quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, como o sistema Start/Stop.

E sobre o ar-condicionado? É sabido que o sistema de resfriamento dele só funciona com o motor ligado. Como fica em um carro que desliga durante paradas longas?

Primeiramente é importante ressaltar que a estratégia de funcionamento do ar condicionado é decidida pela montadora, portanto não existe um link direto entre o sistema Start/Stop e o funcionamento do ar. Dentre as inúmeras aplicações que há na Europa, existem várias estratégias de funcionamento do AC.

Seguindo o exemplo do Uno, quando o ar-condicionado está ligado e ocorre o desligamento do motor pela função Start/Stop, somente o compressor do ar-condicionado é desligado. Assim, a ventilação interna permanece em funcionamento. O ar frio que existe na tubulação continua a ser direcionado para a cabine propiciando sensação de resfriamento ainda por um tempo (período este geralmente similar ao de um semáforo, por exemplo).

Após 160 segundos com o veículo desligado, o mesmo religa automaticamente. Em situações em que o motorista desejar, também será possível desligar o sistema Start/Stop com um simples apertar de um botão localizado no painel.

Outra preocupação é com o sistema de iluminação, já que, enquanto o carro está desligado, ele consome carga da bateria, mas também trata-se de uma estratégia que cada montadora determina para cada veículo. Para que o condutor do veículo não perceba um "enfraquecimento" da iluminação interna e/ou externa durante a partida, algumas alterações no sistema de iluminação podem ser necessárias.

A parte mais legal do sistema é sobre o consumo de combustível. Já ouvi absurdos por aí, gente dizendo que o fato de o carro ficar dando partida toda hora vai aumentar o consumo, mas a verdade é que o sistema Start/Stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2.

Já a economia de combustível está relacionada ao tipo de ciclo urbano, em algumas situações é possível economizar mais de 20% de combustível.