Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Partida a frio: por que não devemos usar etanol para ajudar carro a pegar

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

10/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando o inverno chega, traz a dificuldade em ligar o carro pela manhã para quem gosta de abastecer com etanol. Nesse momento, o sistema de partida a frio precisa estar em ordem e alguns modelos contam com um tanque que precisa estar revisado e abastecido.

A leitora Fabi deixou um comentário perguntando se há problema em usar etanol nesse tanquinho. Problema não tem, mas não é à toa que as montadoras recomendam o uso de gasolina, já que o "álcool" não evapora tão facilmente. Com isso, há a dificuldade de o motor entrar em funcionamento nos dias frios, já que o que queima é vapor de combustível.

Então, se você abastece seu carro com etanol, tem o apoio do tanque de partida a frio para colocar o motor em funcionamento com mais facilidade. Se você também abastece esse reservatório com etanol, a dificuldade permanece. Por isso a recomendação do uso da gasolina.

E não é só isso. A maior parte das montadoras recomenda que você use gasolina aditivada nesse reservatório. Ela tem maior prazo de validade que a comum e, como esse combustível é usado apenas em situações de temperatura muito baixa, é legal que ele tenha mais tempo de vida.

Outro comentário de leitores merece atenção. Uma pessoa disse que não existe problema em deixar esse tanquinho vazio e que foi orientada por um "profissional" para fazer isso. "Não teve problemas, só uma luz acendendo no painel, que já foi resolvido".

Espero que a pessoa tenha sido irônica, porque se é um comentário sério... Bom, se não deu problema, por que a luz do painel acendeu? E que solução ela deu? Tirou a lâmpada do painel? Fez uma ligação direta no circuito?

Não deixe de colocar seu palpite nos comentários, além de suas dúvidas e considerações.