Topo

Coisa de Meninos Nada

Combustível adulterado: como não cair em roubadas ao abastecer seu carro

Siga o UOL Carros no

Colaboração para o UOL

04/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem não quer abastecer o carro no posto onde o combustível está mais barato? Mas o medo de colocar gasolina ruim no veículo é sempre grande em locais onde os preços não seguem o que normalmente é cobrado para abastecer.

Pois saiba que você pode exigir um teste de combustível no momento do abastecimento, que analisa se a gasolina está com os 27% de etanol permitidos por lei. O teste é gratuito e realizado numa proveta de 100 ml. Nela, o frentista coloca 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução de água e sal de cozinha.

Depois de misturado e deixado em repouso durante 15 minutos, você deve observar 63 ml de um líquido branco (que é o etanol, mais a água e o sal). Qualquer valor acima disso indica gasolina adulterada.

O duro é que precisa ter tempo para ir ao posto e aguardar o resultado do teste. Mas é a garantia de combustível de qualidade entrando no seu carro.

E o etanol?

Também dá para verificar a qualidade do etanol observando o temodensímetro ao lado das bombas. O combustível tem que estar transparente, sem impurezas ou coloração, e a linha vermelha precisa estar abaixo ou, no máximo, no mesmo nível que o etanol.

Toda bomba de combustível tem um lacre exigido pela ANP, com o CNPJ e o endereço do posto e o selo do INMETRO, outros itens importantes que podem ser verificados. Quem dá todas essas dicas é Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da Shell.

Além disso, sempre peça a nota fiscal. Ela é seu direito e você estará exercendo sua cidadania ao obrigar o posto a pagar os impostos. E também é sua única prova de que abasteceu o carro naquele lugar. Se qualquer coisa acontecer, terá o comprovante e poderá tomar as devidas providências.

Qualquer irregularidade encontrada durante o abastecimento pode (e deve) ser denunciada à Agência Nacional do Petróleo pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo site www.anp.gov.br, para que se puna quem está nos prejudicando.

Agora é com vocês: se desconfiarem da gasolina, peçam o teste e confiram tudo direitinho. Cuidem bem do carro para ele cuidar bem de vocês! E digam nos comentários o que já rolou com seu possante por causa de combustível adulterado.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.