Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BYD Yuan Plus: como é rodar no SUV elétrico chinês cheio de atitude

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

28/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Marca ainda abrindo caminho no mercado nacional como fabricante de veículos de passeio elétricos e eletrificados, a BYD não é uma novata em nosso país. Ela iniciou suas atividades por aqui em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos, em Campinas-SP.

Já em 2022, ampliou o leque com o lançamento de modelos de passeio, começando com o SUV Tan EV, de sete lugares, seguido pelo sedan Han EV, até trazer seus dois SUVs médios: o Song Plus, um híbrido plug-in, e o Yuan Plus EV, esse 100% elétrico e que pude experimentar por um período.

O desenho externo é diferente, tem estilo que remete à tecnologia, mas na média, carrega a imagem de um SUV médio clássico, com linhas mais limpas, mas com particularidades. A proposta de estilo, batizada de Dragon Force, ou Força do Dragão, em tradução direta, garante a ele um detalhe diferente, o desenho que lembra as escamas do dragão aplicado na coluna traseira.

A dianteira é toda fechada, com apenas uma entrada de ar na parte inferior do para-choque, e tem um filete iluminado central que se une aos faróis Full LED. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, o porta-malas é bom, com de 440 litros e abertura e fechamento elétrico.

YUAN PLUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Agora, se do lado de fora ele até segue um padrão conhecido, dentro a coisa muda bem, com alguns desenhos um tanto fora do comum, o que considero positivo, porque é uma tentativa de evitar o senso comum.

Isso vale para o grafismo que lembra as escamas do dragão no painel central, as saídas de ar-condicionado no console que parecem pequenos discos, a maçaneta grande e que não é embutida no painel da porta(ela gira em um eixo). Mas tem algo um pouco mais inusitado: cordas do porta-objetos instalado nas portas e que, além de imitar o desenho de uma guitarra, realmente emitem um som parecido com o do instrumento.

YUAN PLUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

No mais, tem bancos bonitos, o acabamento geral é de qualidade, só não é mais elogiável por causa do tom azul desalinhado com o que se vê fora do carro.

Em compensação, reforça a proposta tecnológica com as telas digitais, uma de 5 polegadas do painel de instrumentos, e outra do multimídia - já bem chamativa pelo bom tamanho de 12,8 polegadas - mas que guarda um atrativo: por meio de um simples comando, dá pra escolher a posição de uso, na horizontal ou na vertical.

É, no mínimo, engraçado ver a tela girando. Mas é nessa tela que estão disponíveis vários comandos do carro, todos os recursos de conectividade, as imagens da câmera de ré e do sistema de câmeras 360º.

YUAN PLUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Segurança de alto padrão

O BYD Yuan Plus tem seis airbags, assistente de descida, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade e as conhecidas assistências semiautônomas: assistente de saída de faixa que corrige o volante, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go, que retoma a aceleração automaticamente depois que o carro para no trânsito, sensor de ponto cego, navegador com reconhecimento de placas de trânsito, entre outros.

A suspensão acompanha a proposta com o conjunto independente nos dois eixos, o que deixa o Yuan Plus bem seguro em altas velocidades e bastante agradável para quem espera dele um bom comportamento de carro de família. Aliás, o comportamento geral é voltado para o conforto, reforçado pelo bom isolamento interno, bem melhor que muitos 100% elétricos do mercado.

Experiência positiva com autonomia

Na hora de acelerar o Yuan Plus não desaponta. Tem um motor elétrico que gera 204 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque, e a tração é sempre dianteira. Responde bem como um autêntico 100% elétrico, tem cinco modos de condução, um deles o Sport, e velocidade limitada a 150 Km/h para não comprometer a autonomia.

E esse é um ponto interessante dele, que tem autonomia declarada pela BYD de 480 Km em ciclo urbano (agora de 294 Km de acordo com a nova forma de aferição do Inmetro). Mas, na prática, pude conferir a autonomia rodoviária - de 380 Km, também declarada pela BYD - e a experiência foi positiva. Viajei com o Yuan Plus EV e consegui cumprir quase 400 quilômetros com uma carga completa.

YUAN PLUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Diferente também na forma de vender

Com muitas características próprias, a BYD tenta ser diferente ainda na forma de vender os seus dois SUVs médios, o elétrico Yuan Plus e o Song Plus Plug-In, que é híbrido. Ambos têm exatamente o mesmo preço.

A marca acredita que é uma forma de oferecer mais autonomia para o cliente, que pode escolher qual tecnologia vai levar pra casa: o 100% elétrico com suas limitações de autonomia e recarga, ou o híbrido e sua versatilidade para garantir autonomia maior. Uma receita que logo vamos ver na mão de outras marcas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Preço BYD YUAN PLUS EV: R$ 269.990,00