Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Fiat Mobi terá que mudar motor para se adequar à nova lei; veja detalhes

O Fiat Mobi 2025 voltará a contar com o motor 1.0 Firefly em substituição ao antigo motor 1.0 Fire EVO. A mudança se deve às novas normas de emissões do Programa Proconve L8 que entrará em vigor em 2025.

Devido ao novo regime, o motor passará por atualizações e será chamado de 1.0 Firefly ECO PL8.

O hatch da marca italiana continuará a ser vendido em duas versões, mas as opções Like e Trekking receberão o sobrenome ECO em alusão a motorização - e que indica que a engenharia da Stellantis deixará o motor ainda mais econômico.

Fiat Mobi Trekking ECO terá motor 1.0 Firefly na linha 2025
Fiat Mobi Trekking ECO terá motor 1.0 Firefly na linha 2025 Imagem: Fiat/Reprodução

Em números atuais, o motor rende 71 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O motor será ligado ao câmbio manual de cinco velocidades.

Devido às atualizações, o motor 1.0 Firefly PL8 poderá ter mudanças nos valores de potência e torque. Com a mudança, o abandonará a direção com assistência hidráulica, passando a contar com a elétrica.

Entre 2016 e 2020, o Mobi foi equipado com o motor 1.0 Firefly na extinta versão Drive. Além do câmbio manual de cinco marchas, o propulsor chegou a ser ligado ao câmbio automatizado GSR.

A estreia do Mobi 2025 deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes