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Fernando Calmon

REPORTAGEM

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Honda aposenta Civic e Fit em 2022 para apostar nos novos City e HR-V

Civic acaba de ganhar nova geração no exterior, que não será fabricada no Brasil; com isso Toyota Corolla perderá seu maior rival - Divulgação
Civic acaba de ganhar nova geração no exterior, que não será fabricada no Brasil; com isso Toyota Corolla perderá seu maior rival Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/05/2021 10h56Atualizada em 19/05/2021 16h45

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Modelos que entram e saem do mercado este ano é um cenário em constante mudança, conforme se cruzam fontes e informações. Como já expliquei, as novas exigências para emissões evaporativas dentro do programa Proconve PL 7 inviabilizam o investimento em modelos mais antigos.

Entretanto, há outras condicionantes a exemplo da dinâmica de oferta de produtos e razões industriais para abrir espaço a versões mais evoluídas.

A Honda para de produzir Fit e Civic ao longo do próximo ano. Mas, enquanto o Civic sai de cena na esteira de dificuldades para os sedãs, o Fit será substituído pelo novo City hatch, mas não em 2021.

Primeiro vem o novo City sedã, no final do próximo semestre, com objetivo também de atrair os fãs do Civic. O novo HR-V terá produção iniciada no primeiro trimestre do próximo ano na fábrica de Itirapina (SP). WR-V continuará em linha e deverá mudar em 2023.

Hyundai ix35, versão defasada do Tucson, será descontinuado em 2022.

Sobreviventes e outros lançamentos

Outros que resistirão no mercado no próximo ano são Chevrolet Onix Joy e Joy Plus. A nova picape intermediária da Chevrolet só chega em 2023, produzida na fábrica de São Caetano do Sul (SP).

Fiat continuará a produzir em Betim (MG) o furgão Fiorino, que receberá atualização em 2022. A oferta dos chamados CDV (sigla em inglês para Furgões Derivados de Carros) está restrita hoje ao modelo italiano e ao Peugeot Partner.

Agora em setembro a picape média Peugeot Landtrek começa a ser vendida na Argentina e há chance de lançamento no Brasil até o fim deste ano ou começo de 2022.

Mortes no trânsito

Maio Amarelo é uma tradição que se consolida ano a ano em prol de reduzir acidentes e mortes no trânsito.

A nova iniciativa da ONU lança um desafio a se repetir em cada país: entre 2021 e 2030, diminuir em 50% aqueles índices. Segundo o consultor em programas de segurança no trânsito, J. Pedro Correa, as ações sugeridas desta segunda década ainda estão em nível de rascunho. Ele destaca três entre vários tópicos: coordenação, estatísticas e transparência.

"Qual é a instituição brasileira com lastro suficiente, boa estrutura e capacidade de levar adiante esta grande missão? De pronto, o único nome que consigo imaginar é o do Denatran. Afinal, trata-se do líder do Sistema Nacional de Trânsito, faz parte do Ministério da Infraestrutura, mas dispõe de equipe reduzida e possivelmente não tenha previsto o orçamento adequado para a década", afirma.

O Instituto Mobih, fundado em São Paulo em 2017, lembra que o movimento nas grandes cidades caiu em todo o mundo em razão da pandemia da covid-19. Porém, neste Maio Amarelo o instituto e o Lots Group alertam: preservar vidas é o único movimento que não pode parar. O grupo brasileiro Tecnowise também apoia a iniciativa.

Alta Roda

+ Desorganização do mercado em 2021, com a paralisação de fábricas no Brasil de forma não homogênea, atingindo mais alguns modelos do que outros, vem levando a uma clara distorção. Um exemplo é o crescimento acelerado da participação de SUVs nas estatísticas. Isso não se sustenta. Embora estes modelos estejam em ascensão, só quando a produção se normalizar será possível fazer análises mais precisas. Possivelmente, só em 2022.

+ Modelo de alto valor agregado, o Land Rover Range Rover Evoque voltará a ser produzido na fábrica do Grupo JLR, em Itatiaia (RJ), no último trimestre deste ano, ao lado do Discovery Sport. O Evoque esteve em produção no Brasil entre 2016 e 2019. Apesar de baixo conteúdo local, a desvalorização do real assegura agora competitividade à marca inglesa na montagem local. Os dois SUVs oferecem motores turbo flex.

+ Renault Stepway responde hoje por 20% das vendas do Sandero, embora a marca francesa o tenha posicionado como modelo independente. A versão automática, com câmbio CVT de seis marchas, tira algum fôlego do modelo, mais sentido na estrada com carga total. O vão livre do solo reduziu-se de 18,5 para 14,5 cm em razão do câmbio, porém o visual não se alterou em relação ao câmbio manual, embora exija mais cuidados ao passar por lombadas ou valetas. Bancos estão mais confortáveis. Direção eletro-hidráulica é mais pesada que uma puramente elétrica.

+ Primeiro carro 100% elétrico da Volvo, o XC40 Recharge chega em setembro por R$ 389.950 (preço de hoje, a corrigir no lançamento). Os dois motores, um em cada eixo, totalizam 408 cv e 67,3 kgfm. Bateria de 75 kWh permite alcance de até 418 km, segundo a fabricante. No entanto, em velocidades mais altas em estrada dificilmente essa distância será alcançada. Carregador de parede e instalação estão incluídos no preço acima apenas para primeiras 300 unidades vendidas.

+ Basf acaba de desenvolver tecnologia de tintas que evitam bloqueios ou mau funcionamento dos sensores lidar. Estes são fundamentais para os autônomos ao medir com grande exatidão a distância entre veículos.