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Honda Civic LX: versão 'pelada' do sedã é melhor do que qualquer SUV

Versão LX ganhou itens, mas ficou R$ 4 mil mais cara na linha 2021 - Divulgação
Versão LX ganhou itens, mas ficou R$ 4 mil mais cara na linha 2021
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/12/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Sedã de entrada custa R$ 107.400 e vem com boa lista de equipamentos
  • Versão LX ganhou itens como central multimídia e acendimento automático dos faróis
  • Motor 2.0 Flex entrega até 155 cv com etanol; câmbio é CVT

Lá em meados dos anos 2000, os sedãs como o Honda Civic eram o sonho da classe média/alta brasileira. Duas décadas se passaram e o prestígio da categoria foi duramente abalado pela popularização dos SUVs.

Enquanto não existe uma definição da venda da 11ª geração, o Civic se vira como pode. Na linha 2021, uma das novidades está na versão LX. Mais equipada, ela também ficou mais cara: agora custa R$ 107.200, um aumento de R$ 4 mil sobre a tabela anterior.

Apesar do reajuste, ainda vale a pena comprar o Civic "peladão"? É isso que você vai descobrir na avaliação de UOL Carros.

Honda Civic LX

Preço

R$ 107.200
Carros
4,1 /5
USUÁRIOS
4,5 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Médias de consumo são satisfatórias com gasolina e regulares quando o carro usa etanol

Motor 2.0 flex tem bom rendimento, mas foi feito para andar sem muita pressa

Estilo moderno da 10ª geração ainda agrada mesmo depois de alguns anos

Bom pacote de equipamentos para uma versão de entrada, ainda que faltem alguns itens

Cabine é generosa para quem viaja no banco de trás e acabamento é de boa qualidade

Preços de revisão não são fixos, mas estão na média da categoria; pesquise antes de escolher a concessionária

São 6 airbags, ESP e controle de tração; rival Corolla vem com airbag para joelhos do motorista

Pontos Positivos

  • Design
  • Preço

Pontos Negativos

  • Desempenho pacato

Veredito

O Civic LX é uma opção muito interessante no segmento de sedãs médios de entrada - e muito melhor do que qualquer SUV compacto do mercado. Mesmo com o aumento expressivo na tabela de preços, ele entrega um bom pacote de itens de série e design que ainda agrada. O motor 2.0 flex tem bom rendimento, mas falta uma 'pimentinha' a mais que até o rival Corolla entrega.

Civic LX 1 - Divulgação - Divulgação
Civic está nas ruas há alguns anos, mas ainda seduz
Imagem: Divulgação

Apesar de estar nas ruas há três anos, o Civic ainda tem um design bastante agradável.

As linhas futuristas da 10ª geração fazem bastante sucesso por aqui e inspiraram outros modelos da marca, como a reestilização do HR-V e o Accord.

Embora seja a versão de entrada, o Civic LX tem um estilo sofisticado. Na frente, a grade cromada e os apliques na parte inferior do para-choque aproximam o carro das configurações mais caras.

Maçanetas e capas dos espelhos retrovisores são pintadas na cor da carroceria e existe um aplique cromado na parte superior das janelas. Atrás, o estilo mais sisudo é rompido pelas belas lanternas em formato de bumerangue, que delimitam os traços da tampa do porta-malas. Lá dentro, a capacidade volumétrica é de generosos 525 litros.

Confortável e espaçosa, a cabine tem espaço generoso para quatro adultos. Quem viaja no banco de trás conta com bom espaço para as pernas, embora o teto mais baixo possa incomodar um pouco se você tiver mais de 1,80 metro. O encosto, inclusive, tem posição mais inclinada e prolongamentos laterais para acomodar melhor o corpo.

Apenas o acabamento no painel de instrumentos poderia melhorar: algumas partes possuem plástico rígido de qualidade ruim.

Civic LX 2 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Motor 2.0 Flex é mais fraco que o do rival Corolla
Imagem: Murilo Góes/UOL

Não há novidades no motor 2.0 flex, que entrega 155 cv / 150 cv e torque máximo de 19,5 kgfm / 19,3 kgfm.

Apesar de ter bom rendimento no dia-a-dia, ele não traz a mesma esperteza do rival Corolla, cujo motor de 2-litros rende 177 cv / 169 cv e torque máximo de 21,4 kgfmc com etanol ou gasolina.

A condução é suave como em todos os modelos da Honda e o isolamento acústico agrada bastante a bordo. A suspensão possui uma calibragem mais firme que poderia absorver melhor a buraqueira diária, mas é feita na medida para quem gosta de uma condução mais esportiva.

O sedã possui ótima estabilidade e a carroceria inclina pouco nas curvas, honrando o legado das gerações anteriores.

Mas evidentemente ainda está longe do Civic Si. Na versão LX, o sedã foi feito para andar sem muita pressa, especialmente por conta do câmbio CVT, que preza pelas trocas suaves.

O consumo, porém, poderia melhorar: os números do Inmetro indicam 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. Se o combustível for gasolina, as médias são de 10,5 km/l no perímetro urbano e 13 km/l na estrada.

Civic LX 3 - Divulgação - Divulgação
Interior ganhou central multimídia na versão LX
Imagem: Divulgação

A lista de itens de série ganhou reforços na linha 2021.

Todas as versões saem de fábrica com sensor crepuscular, faróis com regulagem de altura e central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay - esta última aposentando o velho rádio que equipava o Civic LX.

O sedã ainda vem com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, botão Econ, lanternas em LED, ar-condicionado digital, iluminação no porta-luvas e nos espelhos dos para-sóis, freio de estacionamento elétrico, piloto automático, câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, volante revestido em couro e vidros elétricos nas quatro portas.

Alguns equipamentos ficam de fora nesta versão de entrada. A chave ainda exerce o papel tradicional, já que não há destravamento das portas por chave presencial nem partida do motor por botão.

Já os bancos são revestidos em tecido (de aparência muito bonita, diga-se) em vez de couro, que combina com o revestimento preto do teto.

Civic LX 4 - Divulgação - Divulgação
Sedã vem com 6 airbags, ESP e controle de tração
Imagem: Divulgação

O pacote de itens de segurança do Civic LX é satisfatório.

O sedã vem com 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de estabilidade e de tração e assistência de partida em rampas.

Assim como o restante da linha Honda, o Civic não possui preços tabelados nas revisões. É por isso que vale a pena pesquisar bem antes de decidir onde realizar a manutenção. Pelo menos os valores estão dentro da média da categoria de sedãs e não apresentam tantas disparidades na rede autorizada.

Civic LX 5 - Divulgação - Divulgação
Versão LX enfrenta Corolla GLi e Cruze LT
Imagem: Divulgação

Nada muda no segmento de sedãs médios: Corolla e Cruze são os grandes concorrentes do Civic.

No caso da versão LX, os rivais são o Toyota Corolla GLi (R$ 114.590), que traz o motor 2.0 Flex de 177 cv e 21,4 kgfm quando movido a etanol. O arquirrival oferece o airbag para proteção dos joelhos do motorista (inexistente no Civic), mas não vem com ar-condicionado digital nem câmera de ré.

Outro competidor é o Chevrolet Cruze LT (R$ 110.690), cujo motor 1.4 turbo entrega até 153 cv e 24,5 kgfm quando movido a etanol. Além de ser o único do trio com motorização turbo, ele oferece sensores de estacionamento traseiros e sistema de telemática OnStar de fábrica.

Errata: o texto foi atualizado
O torque máximo correto é de 19,5 kgfm / 19,3 kgfm. Informação corrigida.
Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 16V, 4 cilindros em linha, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 155 cv / 150 cv a 5.200 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 19,5 kgfm / 19,3 kgfm a 4.800 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,9 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 195 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,2 km/l / 8,9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,5 km/l / 13 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/50 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1433 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4641 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2700 mm

  • Largura (mm)

  • 1799 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1285 kg

  • Porta-malas (L)

  • 525 l

  • Tanque (L)

  • 56 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 360,00 (média)

  • 20.000 km

  • R$ 580,00 (média)

  • 30.000 km

  • R$ 600,00 (média)

  • 40.000 km

  • R$ 1.800,00 (média)

  • 50.000 km

  • R$ 600,00 (média)

  • 60.000 km

  • R$ 1.700,00 (média)

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus