Mobi, WR-V e Porsche 911 líderes? Veja o ranking por segmentos de 2017

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Colunista Fernando Calmon aponta quais são as "famílias" de carros mais emplacadas no país no último ano
Em meio à recuperação do combalido mercado, que cresceu pouco mais de 9% em 2017, o ranking tradicional dos modelos mais vendidos da "Coluna Alta Roda" sofreu alterações técnicas. Com pesar, caiu o segmento de peruas em razão de pouca oferta e vendas baixíssimas. O avanço dos SUVs levou ao quase desaparecimento dessa opção familiar em todos os grandes mercados mundiais (à exceção da Alemanha).
De roldão, monovolumes e hatches médios também foram atingidos, porém ainda resistem. Crossovers verdadeiros serão as próximas vítimas.
Subcompactos assumiram o espaço criado dentro do quadro geral. Fiat Mobi estreou bem nessas comparações, enquanto o Renault Kwid pode ser ameaça ao líder em 2018. Não na forma de represamento das vendas iniciais que levaram a análises apressadas em setembro do ano passado, mas de uma disputa acirrada que merece ser observada.
Também se deve ressalvar que modelos novos, como Fiat Argo, Volkswagen Polo e o próprio Kwid, tiveram menos meses de vendas em 2017 e só neste semestre poderão revelar sua força efetiva junto aos compradores.
No ano passado, poucos modelos conseguiram assumir ou recuperar a liderança: Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 5 e o surpreendente Subaru WRX. Um destaque foi o híbrido Prius aparecer em décimo lugar, no segundo mais numeroso segmento do país.
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Como funciona?
Classificação soma hatches e sedãs da mesma família, independentemente do nome do modelo. Sedãs com entre-eixos de significativa diferença classificam-se à parte (Versa, Logan, Etios e outros). Base é o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), citados apenas os modelos mais representativos e pela importância do segmento. Compilação é de Paulo Garbossa, da consultoria ADK. Confira o ranking abaixo:
1. Subcompacto
Fiat Mobi, 47%; Volkswagen up!, 30%; Renault Kwid, 20%. Mobi, por enquanto, fácil.
2. Compacto
Chevrolet Onix/Prisma, 24%; Hyundai HB20 hatch/sedã, 13%; Ford Ka hatch/sedã, 11,3%; Volkswagen Gol/Voyage, 11%; Renault Sandero, 6%; Volkswagen Fox, 3,9%; Toyota Etios hatch, 3,8%; Fiat Uno, 3%; Toyota Etios sedã, 2,9%; Fiat Argo, 2,6%; Renault Logan, 2,4%; Fiat Grand Siena, 2,3%; Nissan Versa, 2,2%; Chevrolet Cobalt, 2,1%; Fiat Palio, 1,9%; Ford Fiesta hatch/sedã, 1,8%; Honda City, 1,5%; Nissan March, 1,3%; Peugeot 208, 1,1%. Onix/Prisma ainda avançam.
3. Médio-compacto
Toyota Corolla, 40%; Chevrolet Cruze hatch/sedã, 16%; Honda Civic, 15,7%; Ford Focus hatch/sedã, 7%; Volkswagen Jetta, 5%; Volkswagen Golf, 2,4%; Nissan Sentra, 2,3%; Audi A3, 1,9%; Toyota Prius, 1,5%. Corolla segue sem ameaças.
4. Médio-grande
Mercedes-Benz Classe C, 31%; Ford Fusion, 27%; BMW Séries 3/4, 23%. Classe C volta a liderar.
5. Grande
BMW Série 5/6, 38%; Mercedes-Benz Classe E/CLS, 33%; Jaguar XF, 9%. Novo Série 5 reagiu.
6. Topo
Mercedes-Benz Classe S, 40%; BMW Série 7, 30%; Audi A8, 13%. Posições consolidadas.
7. Monovolume pequeno
Honda Fit/WR-V, 54%; Chevrolet Spin, 33%; Citroën Aircross, 11%. Diferença aumentou.
8. Picape pequena:
Fiat Strada, 44%; Volkswagen Saveiro, 34%; Chevrolet Montana, 12%. Strada recuou um pouco.
9. Picape média:
Fiat Toro, 34%; Toyota Hilux, 22%; Chevrolet S10, 20%. Toro acelera.
10. SUV compacto:
HR-V, 18%; Creta, 16%; Renegade, 15%. Honda sob ameaça.
11. SUV médio-compacto:
Jeep Compass, 55%; Hyundai ix35/Tucson, 17%; Audi Q3, 5%. Compass é líder inconteste.
12. SUV médio-grande:
Toyota SW4, 53%; Land Rover Discovery Sport, 12%; Volvo XC60, 10%. SW4 com bastante folga.
13. SUV grande:
Chevrolet Trailblazer, 34%; Mercedes-Benz GLC, 9%; Jaguar F-Pace, 8%. Preço ajuda Trailblazer.
14. Crossover:
Mitsubishi ASX, 66%; Range Rover Evoque, 26%; Fiat Freemont/Dodge Journey, 6%. Liderança tradicional do ASX.
15. Esportivo:
Subaru WRX, 29%; Mercedes-Benz SLC, 25%; Audi TT, 23%. Subaru virou o jogo.
16. Esporte:
Porsche 911, 42%; Porsche 718 Boxster/Cayman, 34%; Jaguar F-Type, 6%. Porsche brilha.
Roda Viva
+ Estudo nos EUA indica que as metas de redução de consumo de combustível no país ajudaram a reduzir mortes em acidentes. Isso ocorre porque mais modelos utilizam estruturas e componentes em alumínio para redução de peso e, por consequência, de consumo. Esse material, em comparação ao aço, pode absorver até duas vezes mais energia numa colisão.
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