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Novo Nissan Sentra: versão mais barata desafia SUVs e reinado do Corolla

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/05/2023 04h00

Apesar do predomínio dos SUVs na preferência dos consumidores, os sedãs médios ainda têm seu público fiel e continuam vivos como automóveis espaçosos, confortáveis e bons de dirigir.

Sabendo disso, a Nissan tratou neste ano de trazer de volta o Sentra, que não era vendido no Brasil desde 2021.

O sedã da marca japonesa continua sendo fabricado no México, mas agora está maior, mais bonito e mais tecnológico.

É verdade que o Sentra continua sem motor turbo, bebe só gasolina e tem freio de estacionamento em um pedal.

Contudo, a novidade chegou com preços competitivos e muitos itens de série para enfrentar a liderança absoluta do Toyota Corolla - e, quem sabe, roubar clientes de SUVs médios e os "órfãos" do Honda Civic, que agora é importado e ficou muito caro.

Confira a seguir a avaliação do Nissan Sentra Advance, versão de entrada com preço de R$ 149.990 e que bate de frente com o Corolla GLi (R$ 148.290).

Nissan Sentra Advance

Preço

R$ 149.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Design
  • Rodar confortável
  • Bem equipado mesmo na versão de entrada
  • Excelente espaço interno

Pontos Negativos

  • Rivais são mais potentes
  • Motor não é flex

Veredito

De volta ao Brasil, Nissan Sentra é opção atraente aos SUVs e outros sedãs médios ao oferecer design moderno, desempenho adequado, relativamente baixo consumo e amplo espaço interno. Por R$ 150 mil, a versão de entrada Advance traz preço competitivo e bom pacote de equipamentos. Ao volante, novo Sentra combina conforto com prazer ao dirigir, embora não chegue a empolgar. Recomendo a compra, especialmente na versão Advance.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Epsaço interno Nissan Sentra - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Medindo 1,82 m de largura e 2,71 m de distância entre-eixos, o novo Sentra é bastante espaçoso e até lembra em tamanho o "irmão maior" Altima.

No banco de trás, mesmo os passageiros mais altos conseguem se acomodar confortavelmente e duas pessoas viajam ali sem aperto.

O espaço para a cabeça está dentro da média, embora não seja tão generoso para ocupantes de grande estatura.

A sensação de conforto é ampliada com os bancos de "zero gravidade" na frente a atrás, que oferecem bom apoio para as costas e as pernas.

Contribui para o bem-estar o acabamento caprichado, sobretudo na dianteira, e também o ajuste das suspensões.

O sedã filtra bem as irregularidades do solo, mas não fazem mágica com buracos mais profundos, tão comuns na cidade de São Paulo.

Quanto à lista de equipamentos de série, o Sentra Advance oferece melhor relação custo-benefício do que a versão de topo Exclusive, que é bem mais cara e tem preço inicial de R$ 173.290.

O que o Sentra Advance perde em relação ao Exclusive:

Alerta de tráfego cruzado traseiro

Assistente de manutenção de faixa (LDW+I-LI)

Faróis com luz alta automática

Monitoramento de ponto cego

Partida remota do motor

Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo

Teto solar

Retrovisor interno eletrocrômico

Retrovisores externos rebatíveis eletricamente

Sistema premium de som Bose com oito alto-falantes

Câmeras com "visão 360º"

Detecção de objetos em movimento

Por outro lado, o Sentra de entrada já vem bastante completo e traz itens que nem as versões mais caras de concorrentes oferecem.

Principais itens de série do Sentra Advance:

Seis airbags

Banco do motorista com ajustes elétricos

Bancos dianteiros aquecidos

Bancos de couro sintético

Ar-condicionado automático de duas zonas

Alerta de colisão com frenagem automática de emergência

Faróis full-LED

Aletas no volante para troca de marchas

Central multimídia de oito polegadas

Tela colorida de sete polegadas no painel

Não me incomodam o freio de estacionamento acionado com o pé, que libera espaço no console central, nem o fato de o Sentra não trazer painel 100% digital nem na configuração mais completa.

DESEMPENHO E CONSUMO

Nissan Sentra dianteira dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Nissan Sentra não é "carro de tiozão", como dizia um antigo comercial, e traz a combinação de conforto com boa dirigibilidade esperada em um sedã médio

A direção elétrica não é a mais ágil da categoria, mas está longe de ser anestesiada

O volante oferece boa pegada e os freios, com discos nas quatro rodas, são eficientes

Para melhorar ainda mais, a geração atual ganhou suspensão traseira independente

Essa característica deixou o carro mais estável e também confortável

O motor 2.0 aspirado com injeção direta bebe só gasolina e seus 151 cv e 20 kgfm estão abaixo dos números de concorrentes

Contudo, ele é mais do que suficiente para uma condução ágil, sobretudo na cidade.

O câmbio CVT com oito marchas "virtuais" tem grande responsabilidade na boa performance

A transmissão simula as trocas como se fosse automática convencional, com conversor de torque

O carro fica ainda mais espero com o modo esportivo acionado, por meio de um botão na alavanca

O consumo também agrada: consegui 9 km/l na cidade e mais de 13 km/l na estrada

O Inmetro informa médias oficiais de 11 km/l e 13,9 km/l, respectivamente

DESIGN

Nissan Sentra detalhe farol full-LED - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A oitava geração do Sentra ficou mais larga e ostenta um visual bem dinâmico e esportivo

Os críticos vão dizer que o design ficou muito parecido com o do sedã compacto Versa

Isso é verdade, embora não considere um problema: o Versa é muito bonito

A carroceria baixa e larga, com faróis de LED afilados na dianteira, chamam a atenção

O mesmo vale para a grade cromada e cheia de vincos

A traseira com adesivo na coluna, por sua vez, dá a sensação de teto "flutuante"

As lanternas espichadas também agradam, embora não tenham luzes de LED nem no Sentra mais caro

Comparado com o Corolla e com o Cruze Sedan, o Sentra é mais bonito, na minha opinião, e ganha até do novo Honda Civic

SEGURANÇA

Nissan Sentra segurança frenagem automática - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É fato que o novo Sentra perde assistentes à condução na versão mais barata

O Sentra Advance não tem recursos como controle de velocidade der cruzeiro adaptativo

Também dispensa a luz alta automática e o alerta de ponto cego

A configuração de entrada também dispensa o assistente de prevenção à mudança involuntária da faixa

Por outro lado, todas as configurações vêm equipadas com seis airbags

Além disso, a versão Advance conta com alerta de colisão e frenagem automática

Tem, ainda, sensor de pressão dos pneus, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Por fim, é equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade

Devido a esses atributos, é um carro que se destaca quando o assunto é segurança

MERCADO

Nissan Sentra lateral chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não dá para negar que o mercado de sedãs médios hoje representa uma fração das vendas de SUVs

Contudo, os sedãs ainda têm o seu apelo e clientela no Brasil

Em um mercado dominado pelo Corolla, o Sentra se apresenta como opção a ser considerada

Ele já é o segundo sedã médio mais vendido , com 909 emplacamentos, ante as 12.210 vendas do Corolla

Bonito, confortável, espaçoso e eficiente, o Nissan Sentra tem na versão Advance a alternativa mais interessante

Eu recomendo sua compra, especialmente nessa opção mais barata e racional

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 aspirado, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 151 cv a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 20 kgfm a 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,4 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 200 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 11 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 13,9 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • CVT com simulação de 8 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica com assistência variável

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.456

  • Comprimento (mm)

  • 4.646

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.707

  • Largura (mm)

  • 1.816

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.405 kg em ordem de marcha

  • Porta-malas (L)

  • 466 litros

  • Tanque (L)

  • 47 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 573

  • 20.000 km

  • R$ 1.110

  • 30.000 km

  • R$ 573

  • 40.000 km

  • R$ 1.110

  • 50.000 km

  • R$ 573

  • 60.000 km

  • R$ 1.110

  • Garantia

  • 3 anos sem limite de quilometragem para uso particular; 100 mil km para uso comercial ou o que vencer primeiro

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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